spot_img
27.1 C
Vitória
segunda-feira, maio 20, 2024
segunda-feira, 20 maio 2024

Servidores da EMEFTI Ozeias Rezende estão recebendo formação em educação integral – Notícias de Barra de São Francisco

Os servidores da Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral Ozeias Rezende, estão participando nesta sexta-feira, 16 e sábado, 17, de uma formação especial sobre os conceitos de educação integral.

O seminário está sendo conduzido pela Sapion Nova Educação, empresa que presta consultoria à Secretaria Municipal de Educação (Semed) e tem como formadora no evento, a professora Ana Carina Pivesso Pádua, graduada em Pedagogia pela Universidade de São Carlos e que, atualmente, atua como professora e formadora nas escolas de Vitoria.

Na abertura do evento, no início da tarde desta sexta-feira, a secretária municipal de Educação, Delma do Carmo Ker e Aguiar, falou com os servidores e servidoras e ressaltou as diferenças entre escolas e também entre alunos.

“No mesmo vaso em que você cultiva um cacto, às vezes, não consegue cultivar uma rosa do deserto”, disse ela, lembrando a necessidade de respeitar e entender as diferenças de cada ser humano.

Delma salientou ainda que a educação em tempo integral veio para ficar e vai se expandir muito no município nos próximos anos.

“Por isso temos que preparar nossos profissionais. Tenho conversado com o prefeito (Enivaldo dos Anjos) e ele tem prometido todo o apoio ao nosso trabalho”, resumiu.

A representante da Sapion, Adriana Sperandio, apresentou a todos os presentes a professora Ana Carina, responsável pela formação, e destacou Barra de São Francisco como um município que ‘tem um lugar muito especial na história do Espírito Santo’ por estar adotando de forma tão corajosa a educação integral.

“Parabéns pela coragem. No Norte do Espírito Santo, Barra de São Francisco é pioneiro nesse processo de formação”, disse ela.

A professora e formadora Ana Carina, após se apresentar e dizer que é uma apaixonada pela educação em tempo integral disse que gosta muito de falar de educação.

“Educação integral é isso, ela dói fisicamente, dois emocionalmente. E quando está doendo é bom, porque a gente se importa. Então, se você não acredita na educação em tempo integral, não fique, porque é diferente, ela exige muito mais dedicação da gente”, explicou.

Sobre a educação integral

A educação integral é uma concepção de educação que vem ganhando espaço entre os educadores e despertando o interesse de várias famílias. É importante não confundi-la com educação em tempo integral, que é quando o aluno passa dois turnos do dia dentro da escola. Na formação integral, o intuito é perceber e formar o estudante em diversas dimensões, além do conteúdo ensinado em sala de aula.

Na chamada formação integral, há um esforço por parte do colégio em trabalhar o social, o psicológico, o pedagógico e o afeto do estudante; já na educação em tempo integral, a preocupação maior é com o número de horas que a criança ou o adolescente passa dentro da instituição de ensino, independente de receber ou não uma formação integral.

No caso da EMEFTI Ozeias Rezende, a ideia é justamente unir as duas coisas, educação e tempo integral.

Qual é o conceito de educação integral?

A educação integral é caracterizada por ser uma formação que trabalha diversas dimensões dos alunos, como física, emocional, intelectual, social e cultural, além de ensiná-los a trabalhar em equipe, preocupando-se com o coletivo.

A educação integral também tem quatro características, veja quais são elas:

Contemporânea: é uma proposta de educação alinhada com as demandas do século XXI, pois pretende formar alunos críticos e autônomos, que sejam responsáveis por si e pelo mundo;

Inclusiva: ela reconhece a multiplicidade e a singularidade das pessoas, por isso, ela fomenta a inclusão e a participação de todos e todas no processo de formação da criança ou do adolescente;

Equânime: a educação integral reconhece o direito de todas e de todos de aprender, nem que para isso seja necessário criar processos educativos diferenciados e diversificados, que interajam com várias linguagens, recursos, espaços e agentes. Essa característica é central no enfrentamento das desigualdades educacionais, pois reconhece e satisfaz as demandas de crianças que precisam ser educadas a partir de realidades diferentes;

Sustentável: é considerada uma proposta de educação sustentável por ser comprometida com processos educativos que considerem o contexto dos alunos e por realizar uma interação permanente entre o que é aprendido e o que é ensinado.

Porque a educação integral é importante

A formação integral do aluno é importante porque ela trabalha o desenvolvimento da criança e do adolescente de modo que eles tenham relações humanas mais amplas, que sejam capazes de dimensionar o afeto, o bem-estar e os valores dos indivíduos, indo além dos aspectos relacionados à racionalidade ou à cultura do indivíduo.

Nesse contexto, para que a formação integral do aluno seja bem-sucedida, é necessária uma participação ativa da família na promoção dessa consciência ética e moral da criança ou do adolescente. É a partir de situações cotidianas que o estudante consegue reconhecer os próprios direitos e deveres na sociedade em que está inserido.

Assim, cabe à escola promover diversas atividades entre os seus alunos para que eles consigam reconhecer as próprias fragilidades e potencialidades, buscando melhorar no que for preciso. A instituição de ensino deve abordar as múltiplas inteligências dos estudantes para que, no futuro, eles tenham autonomia e autoconhecimento suficiente para fazer boas escolhas.

 

 

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Servidores da EMEFTI Ozeias Rezende estão recebendo formação em educação integral

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
26.6 ° C
27.9 °
26.6 °
72 %
5.7kmh
0 %
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
28 °
sex
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também