25.5 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Tássio promove reunião pública para discutir “Pessoas em Situação de Rua” no Bairro Vila Samarco


Por Fabiano Peixoto
Na noite desta segunda-feira (07) os moradores do Bairro Vila Samarco, em Anchieta, discutiram junto as autoridades do município, na sede da Associação, soluções para o drama que tem vivido os moradores e as pessoas em situação de rua. O bairro é um dos mais prejudicados sobre o assunto, visto que hoje o local é preferido desta ocupação que tem incomodado bastante os moradores, visitantes e transeuntes.

A reunião pública é eficaz para mediação, esclarecimentos e construção de ações. “É a primeira vez que a sociedade de Anchieta se reúne para discutir este assunto, e com muito diálogo chegaremos a construção de ações que possam minimizar o quadro atual junto a comunidade”, afirmou o vereador Tássio Brunoro.

O Prefeito Fabrício Petri, em tom moderado, logo defendeu os direitos das pessoas. “Existem Ong’s que defendem o direito dos animais e diante desta ótica temos o dever de entender que o ser humano também tem seus direitos”, afirmou Fabricio.

“Essas pessoas geralmente não são da cidade e que em muitas das vezes vêm de famílias desestruturadas e passam por várias situações como, foragidas, uso de drogas, de álcool, e até porque gosta da rua mesmo. São vários tipos de casos em que cada pessoa tem o seu problema. Nossa Secretaria de Assistência Social já fez várias abordagens, uns deram resultado positivo, mas, em outros o problema ainda persiste. Também entendo a preocupação da comunidade e vamos buscar aqui melhores condições para resolver este impasse”, pontuou o prefeito.

O vereador Tássio defendeu o uso de soluções práticas e de forma humanizada. “Vamos buscar em nossa consciência a forma constrangedora que estas pessoas em situação de rua estão vivendo. Entendo que a comunidade, e nós mesmo enquanto autoridade, temos receio que isto pode se tornar um problema crônico vindo a aumentar a ocupação neste local. Por isso, é muito importante neste momento ouvir a todos e tentar achar soluções práticas e humanas”, declarou.

A Secretária de Ação Social pontuou afirmando que a situação é gritante em todo Brasil, tanto nos estados quanto nos municípios. “Tratar deste assunto é uma tarefa difícil, mas estamos fazendo o acompanhamento constante dessas pessoas e precisamos juntos achar soluções”, confirmou.

O Delegado de Polícia, o Comandante da Cia e o Secretário Municipal de Segurança Pública, foram enfáticos na manifestação dos direitos do cidadão. Fizeram vários exemplos da diminuição das pessoas em situação de rua e criminalidade. Também demostraram a fragilidade das leis em vigor e a importância e imediata revisão. Contudo, se posicionaram favorável a total atenção à comunidade e à disposição da população do município.

Ao final, após ouvirem as partes, inclusive vários incômodos vividos pelos moradores do bairro, um plano de ações foi apresentado para a comunidade com pequeno, médio e longo prazo.

Estiveram presentes, o Presidente da Associação de Moradores Filipe Ferreira; as secretarias de Assistência Social, Cláudia Simões; Saúde, Jaudete Frontino; Segurança Pública, Leonardo Marchezi; Infraestrutura, Leonardo Abrantes; o Gerente da Guarda Municipal, Wander Luiz Pompermayer; os representantes da Polícia Militar, Comandante Major Marsuel Riani; da Policia Civil, Delegado Marcos Nery; o Prefeito Fabrício Petri e o proponente da reunião pública, Vereador Tássio Brunoro.

Vitória
céu limpo
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
82 %
2.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também