spot_img
22.9 C
Vitória
domingo, maio 5, 2024
domingo, 5 maio 2024

Taxa de homicídios no Espírito Santo atinge recorde de baixa em 2023

“Estado do Espírito Santo tem queda no número de homicídios em 2023, atingindo o menor índice desde 1996
Relatório divulgado nesta terça-feira (2), no Palácio Anchieta, em Vitória, apresenta dados positivos em todas as regiões do estado

2023 foi um ano histórico para o Espírito Santo. Isso porque dados apresentados durante uma coletiva realizada no Palácio Anchieta, em Vitória, apontaram que o estado encerrou o ano com o menor número de homicídios desde que iniciou-se a contagem, em 1996. Foram registradas 978 mortes violentas, uma queda de 2,9% em comparação com 2022.

Além disso, o Espírito Santo também obteve resultados positivos em todas as regiões do estado. A redução mais significativa foi na região Sul, onde o índice de homicídios caiu 15,6% em comparação com o ano anterior. Já a Região Metropolitana acumulou uma queda de 12,6% e a região Serrana, mais de 1,8%.

Segundo o governador Renato Casagrande, os números são fruto do programa Estado Presente em Defesa da Vida, que tem sido bem-sucedido na redução dos índices de violência no estado. “Resultado de um trabalho conjunto das forças de segurança, com as ações das secretarias e instituições parceiras. Seguimos trabalhando incansavelmente para tornar o Espírito Santo um Estado cada vez mais seguro. Tenho plena convicção de que se tivermos continuidade na política de Segurança Pública, conseguiremos estar entre os Estados menos violentos do país em breve”, comentou o governador.

O secretário de Estado de Economia e Planejamento e coordenador do programa Estado Presente em Defesa da Vida, Álvaro Duboc, destacou a importância desse feito para a segurança pública capixaba. “O ano de 2023 é histórico para a Segurança Pública capixaba, fruto de muito trabalho sob coordenação do nosso governador Renato Casagrande. Parabenizo as nossas forças policiais pelo resultado que significa, acima de tudo, a preservação de vidas. Vamos seguir trabalhando e fortalecendo o nosso programa Estado Presente em Defesa da Vida para que em 2024 possamos conquistar indicadores ainda melhores”, afirmou Duboc.

Essa assertividade também foi corroborada pelo secretário de Estado da Segurança Pública e Defesa Social, coronel Alexandre Ramalho, que ressaltou a importância do investimento em tecnologia e material humano para a segurança do estado. “Hoje temos armamentos, equipamentos, capacidade investigativa e recursos operacionais. Tudo isso, sendo aplicado por policiais dedicados à segurança do capixaba. O ano de 2023 foi de muito trabalho, e o resultado são vidas preservadas. Isso significa que 2024 será de ainda mais trabalho, pois nosso foco sempre será reduzir ainda mais os homicídios, construir uma cultura de paz, permitir que os capixabas possam ir e vir com segurança em nosso Estado”, concluiu Ramalho.

Todo o trabalho do governo para a redução dos índices de homicídios no Espírito Santo foi feito por meio do Programa Estado Presente em Defesa da Vida, que começou em 2011 e foi retomado em 2019. Além disso, diversas ações foram realizadas para modernizar e fortalecer as forças policiais do estado, incluindo concursos para a recomposição do efetivo das Polícias Civil e Militar e do Corpo de Bombeiros, aquisição de armamentos, equipamentos e viaturas, construção e reforma de unidades, investimentos em tecnologia de segurança e a criação da Polícia Científica do Espírito Santo (PCI-ES).titre1

Para mais informações, contate:

Assessoria de Comunicação do Governo
Giovani Pagotto
(27) 98895-0843

Assessoria de Comunicação da Sesp
Victor Muniz
(27) 3636-1572 / 99284-3303
[email protected]

Fonte: Governo ES

publicidadespot_img
Vitória
nuvens dispersas
22.9 ° C
22.9 °
22.9 °
94 %
0kmh
40 %
dom
27 °
seg
27 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também