25.5 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Abertas inscrições para 1.000 bolsas do Nossa Bolsa

Governo do Estado do Espírito Santo abre inscrições para bolsas de graduação

O Programa Nossa Bolsa, que concede bolsas para graduação a partir desta quarta-feira (03), será aberto a interessados em fazer a graduação com bolsa do Governo do Estado. As pessoas com interesse podem se inscrever a partir das 9 horas desta quarta-feira (03), no site www.fapes.es.gov.br/nossabolsa. A iniciativa, lançada pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), oferece 1.055 bolsas integrais, que cobrem 100% das mensalidades dos cursos.

As bolsas estão disponíveis para cursos de Medicina, Engenharia, Farmácia, Jornalismo, entre outros. Há 54 opções divididas em 33 escolas em 14 municípios capixabas. A inscrição será aceita até as 23h59 de 17 de janeiro e a seleção será realizada com base nas notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos anos de 2019 a 2023. Durante a inscrição, o candidato poderá escolher entre as edições do Enem para concorrer.

O secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, destacou o comprometimento do governo com o programa que visa proporcionar chances transformadoras para os alunos, garantindo o acesso à faculdade para aqueles que sonham em cursá-la, mas não têm recursos financeiros.

O Programa Nossa Bolsa 2024 é uma parceria da Fapes com a Secretaria da Educação (Sedu) e investe mais de R$ 45 milhões para custear os cursos de graduação que duram, em média, cinco anos. O valor é proveniente do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Sedu.

A diretoria da Fapes busca auxiliar estudantes de comunidades socialmente vulneráveis, oferecendo apoio do Estado para avançar na formação profissional. “O Governo do Estado demonstra todo o empenho em democratizar o acesso ao Ensino Superior para a parcela da população que mais precisa e nas mais diversas áreas profissionais, afinal, são 54 opções de cursos. Estamos com ótimas expectativas”, destacou Denio Arantes.

Dois beneficiários relataram seus casos de sucesso com o Nossa Bolsa, mostrando que o programa pode mudar vidas. Felipe Pereira Umpierre, de 23 anos, estudante do 7º período de Ciências Contábeis na Fucape Business School, destacou as mudanças radicais em sua vida desde que foi beneficiado pelo programa.

Poliana Rocha, de 20 anos, estudante do 5º período do curso de Jornalismo no Centro Universitário Faesa, também demonstra sua gratidão pelo programa que possibilitou a realização do seu sonho de estudar na área desejada. Ambos são exemplos de como o programa Nossa Bolsa pode fazer a diferença na vida de jovens capixabas.

Além disso, o texto apresenta detalhes sobre como fazer a inscrição, os critérios de seleção, entre outros. O Programa Nossa Bolsa é um empreendimento que busca democratizar o acesso ao ensino superior e conceder bolsas a alunos vindos de escolas públicas e privadas.

As inscrições começam às 9h do dia 03/01 e vão até 23h59 do dia 17/01. Os candidatos podem se inscrever pelo site www.fapes.es.gov.br/nossanolsa.

Informações adicionais: Asessoria de Comunicação da Fapes, Samantha Nepomuceno, (27) 3636-1867, [email protected].

Fonte: Governo ES

Vitória
céu limpo
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
82 %
2.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também