28.2 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

​Trinta supervisores têm treinamento para controle da dengue em Vila Velha – Notícias de Vila Velha


Teve início nesta quarta-feira (19) e vai até a próxima sexta a qualificação de chefes de equipes de agentes de endemias, no campus da Multivix. Durante três dias de encontro, líderes de equipes de endemias vão renovar os conhecimentos para os desafios de combate à dengue e reafirmar as práticas para o combate das arboviroses. 

O treinamento tem por objetivo incentivar a liderança dos supervisores, que vão replicar as práticas aprendidas no treinamento, sob a coordenação da equipe Regional Metropolitana, da Secretaria Estadual de Saúde. As boas práticas do trabalho de visita domiciliar e de busca ativa também são reforçadas durante a formação, que busca ainda o fortalecimento da comunicação entre os 193 agentes, que atendem exclusivamente o programa de combate à dengue em Vila Velha.

Diariamente, as equipes percorrem os trajetos traçados pela Equipe Estratégica da Vigilância Ambiental que, além das visitas, também mapeia a rota do carro de fumacê. Os agentes de endemias, que estão sempre uniformizados e identificados, passam nas casas para verificar possíveis focos do mosquito, orientar o morador para que faça a manutenção e seja capaz de manter o ambiente seguro. Os agentes realizam ainda as revisitas, atualizando os protocolos e prestando qualquer assistência necessária ao munícipe. 

Além de buscas ativas em terrenos e áreas comprometidas, os agentes atendem também às denúncias que chegam via Ouvidoria (162), sendo responsáveis por fiscalizar os pontos focais para a propagação do mosquito da dengue. 

O trabalho, que é de extrema importância para o combate às endemias, é muito desafiador para o profissional e esses programas de qualificação reforçam o compromisso e estratégias desses trabalhadores de ponta.

Segundo dados do Ministério da Saúde, mais de 80% dos criadouros de Aedes aegypti está localizado dentro das casas e não em vias públicas. Segundo Luiz Roberto Meneghel, gerente de Vetores da Vigilância Ambiental de Vila Velha, o trabalho requer escuta destes profissionais, porque eles relatam os desafios encontrados nas abordagens e daí surgem as estratégias: “Esses movimentos de renovação e reafirmação do compromisso de combate ao mosquito também são espaço de escuta e troca de experiências para aqueles que estão na ponta. Aequipe precisa estar motivada e ser ouvida”, reforça.

Força tarefa

O Brasil lidera o ranking das Américas no número de casos de dengue, segundo a Organização Mundial de Saúde, com mais de 80% dos casos. Ciente deste cenário, o Governo do Estado e a gestão municipal vêm alinhando ações para diminuir os impactos do surto em Vila Velha. Pensando nisso, a Secretaria Estadual de Saúde formatou esta qualificação à equipe multiplicadora de supervisores em Vila Velha. 

Durante os três dias de encontro, os representantes do Governo Estadual, Gilmar Cordeiro, referência técnica das Arboviroses na Regional Metropolitana, Grazielle Cordeiro Figueiredo, referência técnica da Vigilância Epidemiológica do Estado e Gabriela Colli, chefe do núcleo em Vigilância em Saúde da Regional Metropolitana, estão repercutindo o aumento dos casos e avaliando criticamente, junto aos participantes, o impacto nas estratégias e abordagens para a continuidade do combate ao vetor da doença.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


​Trinta supervisores têm treinamento para controle da dengue em Vila Velha

Vitória
céu limpo
28.2 ° C
29.9 °
27.9 °
78 %
3.1kmh
0 %
seg
27 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também