29.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Vídeo: mais um Pinguim aparece em praias de Anchieta e Iema orienta quanto ao resgate

Por: Fabiano Peixoto / Imagens: Jonas Pereira

Mais um Pinguim aparece em praias de Anchieta, desta vez, o visitante muito especial apareceu na praia de Castelhanos na manhã desta quinta-feira (20). Uma equipe do Instituto de Pesquisa e Conservação Marinha (IPCMar) está no local.

No último dia 15 (sábado), outro Pinguim foi encontrado por moradores na praia do centro e regatado com vida por uma equipe do Instituto Orca de Vila Velha.

De acordo com pesquisadores, é comum a chegada dos pinguins-de-magalhães no litoral brasileiro entre os meses de julho e agosto. Eles saem da Patagônia Argentina em busca de alimento.

ORIENTAÇÕES

As principais orientações a serem seguidas por quem encontrar pinguins nas praias. “Não pode levar o animal para casa. É perigoso. Ele pode dar uma bicada e machucar uma pessoa. Também pode trazer doenças nas fezes, contaminar crianças e animais de estimação. Também não pode porque é ilegal. O pinguim é um animal silvestre e existe todo um processo para resgatá-lo”, afirmou veterinário.

Outra recomendação importante é manter o pinguim aquecido até a chegada de uma equipe especializada para o resgate. A espécie que chega ao Espírito Santo não vive no gelo. Por isso, colocá-lo na água gelada, por exemplo, pode prejudicar muito o estado de saúde do animal.

Confira as orientações caso encontre algum pinguim encalhado na praia:

1 – Acionar imediatamente o PMP-BC/ES no telefone 0800-039-5005. Caso tenha dificuldades em usar esse número, ligue para o IPRAM no (27) 99865-6975, que também é o nosso WhatsApp;

2 – Devido à possibilidade de contaminação pelo vírus da IAAP, se possível, não toque no animal;

3 – Caso julgue ser necessário manuseá-lo (seja para remover de um lugar perigoso, do acesso de crianças ou salvá-lo do ataque de cachorros, por exemplo), utilize luvas de látex (ou borracha) e máscara facial. Você poderá adquirir essa proteção na farmácia mais próxima;

4 – Caso tenha capturado o pinguim, acomode-o rapidamente dentro de uma caixa qualquer, em um local seco e se possível, aquecido;

5 – Descarte suas luvas e máscara dentro de uma sacola plástica e não toque mais no animal. Aguarde pela chegada da equipe de resgate. Entregue a luva e máscara utilizadas para a equipe de resgate, que trará ao IPRAM para o descarte adequado. Lave suas mãos com água e sabão ou detergente, ou na impossibilidade disso, passe álcool nas mãos, braços e partes do corpo que encostaram na ave;

6 – Caso tenha manuseado o pinguim ou qualquer outra ave marinha, ligue para o telefone (27) 99849-1613 e informe esse fato para o CIEVS – Centro de Informações Estratégicas e Respostas em Vigilância em Saúde, da Secretaria da Saúde.

Vitória
céu limpo
29.4 ° C
30.9 °
29.4 °
71 %
4.6kmh
0 %
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também