spot_img
23.3 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Vigilância Ambiental em Saúde intensifica ações de combate à dengue – Notícias de Barra de São Francisco

A Secretaria Municipal de Saúde de Barra de São Francisco, através da Vigilância Ambiental em Saúde, realiza durante todo o ano ações de controle ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue.

Em novembro, antecedendo ao período chuvoso e visando iniciar o verão com menor índice de infestação do mosquito, o trabalho está intensificado. A primeira semana do mês foi marcada por ações internas na sede da vigilância ambiental e definição das ações externas em escolas e bairros da cidade e nos distritos.

AÇÕES JÁ EXECUTADAS:

1)      Dia 9 – Ação de Educação em Saúde no Controle e Combate à Dengue, Zika, Chinkungnya, na Escola Municipal Neuza Fernandes da Silva;

2)      Dia 10 – Palestras na Escola Municipal de Tempo Integral Ozéias Rezende com de4monstrações de depósitos secos, com água, e com focos do mosquito para interação dos alunos na identificação do Aedes aegypti;

3)      Dia 17 – Ação de Educação em Saúde na Escola Municipal Vicente Amaro da Silva com demonstrações para evitar condições de proliferação do mosquito transmissor, distribuição de panfletos e adesivos de agentes de saúde mirim;

4)      Dia 17 – Panfletagem no comércio da cidade com orientação de cuidados devidos à chegada da chuva e período de férias.

AÇÃO QUE SERÁ REALIZADA SÁBADO:

1)      Dia 19 – Ação de Educação em Saúde no Controle e Combate à Arbovirose na Feira Livre da cidade com demonstrações de depósitos secos, com água, e com larvas, maquete do mosquito, e microscópio para análise presencial de como identificar o Aedes, panfletagem pela feira livre com os agentes de endemias do município.

 “Os agentes estão diariamente trabalhando no controle do mosquito, mas a participação da população é de extrema importância. Os moradores não devem deixar água parada, eliminando, assim, os possíveis criadouros, além de atender as orientações dos agentes”, enfatiza Patrícia Moura, coordenadora da Vigilância Ambiental em Saúde de Barra de São Francisco.

Fique atento!

O Aedes aegypti se reproduz em água limpa e parada, sendo também o transmissor da febre amarela, chikungunya e zika.

Ao apresentar sintomas como febre, dor de cabeça, dor no corpo e nas juntas ou manchas vermelhas na pele, a pessoa deve procurar atendimento médico imediatamente.

Escola Municipal Vicente Amaro da Silva

Panfletagem no Centro de Barra de São Francisco

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Vigilância Ambiental em Saúde intensifica ações de combate à dengue

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.3 ° C
23.3 °
21.9 °
93 %
1kmh
0 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também