21.6 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Vila Velha é a 3º cidade do Brasil com menor tempo de abertura de empresas – Notícias de Vila Velha


Líder em desburocratização, geração de empregos e fomento ao desenvolvimento econômico sustentável no Espírito Santo, Vila Velha conquistou o terceiro lugar geral no ranking nacional das cidades com menor tempo de abertura de empresas, conforme divulgado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).

Para definir a classificação do “Ranking de Competitividade dos Municípios”, o CLP considerou o tempo médio para abertura de empresas na REDESIM (Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios), levando em consideração o tempo na etapa de viabilidade e o tempo na etapa de registro de novos empreendimentos, em todos os municípios do país com população acima de 80 mil habitantes. 

O estudo é composto por 65 indicadores, organizados em 13 pilares temáticos envolvendo  projetos, ações e programas da gestão municipal, planejados e executados para incentivar a abertura de novas empresas. Em Vila Velha, o tempo médio para a abertura de empresa é de apenas 9 horas: uma referência para o Espírito Santo e o Brasil.

O bom resultado é fruto das medidas que vêm sendo adotadas pela Prefeitura, para simplificar e agilizar os processos burocráticos; modernizar a legislação municipal; promover melhorias contínuas no ambiente de negócios e estimular o empreendedorismo para atrair novos investimentos e fomentar o desenvolvimento econômico da cidade.

Compromisso
O prefeito Arnaldinho Borgo não escondeu a alegria de conquistar o terceiro lugar no ranking nacional das cidades com menor tempo de abertura de empresas e enfatizou seu compromisso de melhorar ainda mais a experiência dos empreendedores que desejam investir em Vila Velha. Ele garantiu que a administração municipal seguirá trabalhando para eliminar obstáculos e acelerar os procedimentos necessários para a abertura de novos negócios.

“Esta conquista é um testemunho do espírito empreendedor dos setores produtivos da comunidade canela-verde e da colaboração da administração pública. Empresas locais e startups têm desempenhado um papel fundamental na economia da cidade, gerando empregos e promovendo o crescimento social e econômico. Este é o viés da nossa gestão, que busca facilitar a vida de pequenos, médios e grandes empresários, para todos tenham condições de empreender e prosperar em Vila Velha”, ressaltou Arnaldinho. 

Integração
A integração de Vila Velha ao Simplifica ES unificou os dados cadastrais da Receita Federal e dos órgãos estaduais e municipais que participam do processo de abertura, alteração e baixa de empresas. Isso proporcionou maior facilidade, segurança e agilidade processual: bom para o empreendedor e melhor para a cidade, que hoje conta com 63.424 empresas em funcionamento e 82.697 profissionais trabalhando com carteira assinada.

“Criamos um Comitê de Desburocratização; atualizamos a Lei Geral da Micro e Pequena Empresa; simplificamos um total de 497 atividades econômicas, que foram dispensadas da obrigatoriedade de obter licenciamento municipal; dinamizamos o trabalho do setor de Consulta Prévia da Secretaria de Desenvolvimento Urbano; e alavancamos o atendimento aos empreendedores da cidade, ofertando diversos serviços, como cursos de capacitação, consultoria, precificação, acesso ao microcrédito, regularização fiscal e análise de planos de negócios, entre outros”, lembrou o prefeito Arnaldinho.

Parceria e apoio
Para estreitar a parceria do município com as entidades e setores produtivos, a Prefeitura abriu um canal permanente de diálogo e relacionamento que ajudou a fazer de Vila Velha a melhor cidade do Espírito Santo para se empreender e a 29ª do Brasil, segundo o Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) divulgado em julho deste ano pela Escola Nacional da Administração Pública (Enap).

“A Prefeitura de Vila Velha também presta apoio a quem quer abrir seu próprio negócio ou melhorar a administração de seu empreendimento, ampliar as vendas, aumentar a lucratividade e conquistar maior presença no mercado formal de Vila Velha. A gestão busca, ainda, aumentar o número de empresas locais inscritas em seu Cadastro de Fornecedores, para comprar mais materiais, insumos, produtos e serviços de estabelecimentos que funcionam na própria cidade”, salientou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.

E ele completou: “Graças às políticas de desenvolvimento econômico implementadas pela atual gestão, Vila Velha criou mais de 13 mil novos postos de trabalho em 2021 e 2022, quando 3.764 novas empresas foram abertas, levando a cidade a obter o melhor desempenho entre todos os municípios capixabas neste quesito”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


Vila Velha é a 3º cidade do Brasil com menor tempo de abertura de empresas

Vitória
nublado
21.6 ° C
21.6 °
21.6 °
97 %
1.3kmh
85 %
sáb
27 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também