29.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Vila Velha é a terceira cidade capixaba que mais investe em Saúde – Notícias de Vila Velha


De acordo com o anuário Finanças dos Municípios Capixabas, em 2022, as despesas com saúde em Vila Velha atingiram a marca de R$ 264,3 milhões, valor que representa um aumento expressivo de 20% em relação ao ano anterior. Os números colocaram Vila Velha no pódio das três cidades que mais investem em saúde no Espírito Santo, dentre todos os 78 municípios capixabas.

Isso demonstra um notável aumento nos investimentos da prefeitura, mesmo em um cenário em que muitos municípios viram suas principais fontes de recursos para investimentos diminuírem, seja ainda por impacto da pandemia da Covid-19 ou por queda de receitas. 

Mesmo ainda sofrendo consequência da baixa arrecadação de anos anteriores, que colocaram a cidade no quesito “receita per capita” em 76º lugar no Estado, a atual gestão sobre a saúde municipal deu uma guinada, colocando os serviços acessíveis à população. 

Na avaliação do prefeito Arnaldinho Borgo esse crescimento se deve ao plano de expansão do atendimento básico de saúde nos bairros, ampliação no número de equipes de estratégia de saúde da família, construção de novas unidades, humanização na rede de saúde municipal. 

“Em Vila Velha, cada prontuário conta uma história diferente em uma batalha travada em nome da saúde e do bem-estar de mais de meio milhão de vidas. No início da gestão, as dificuldades eram gritantes. Havia 19 Unidades Básicas de Saúde (UBS), mas somente nove contavam com equipes de ‘Estratégia de Saúde da Família’ (ESF). As deficiências da rede nos desafiaram a promover reformas, horários estendidos, programas de saúde e vacinação em massa. Mas com planejamento e controle de custeio, as obras ganharam vida e a saúde da cidade enfim deixou o CTI”, lembrou o Arnaldinho Borgo.

Para manter a saúde pública em contínuo processo de aprimoramento, a Secretaria Municipal de Saúde ativou a Unidade Móvel Odontológica e recompôs os quadros de ESF e de Agentes Comunitários de Saúde (ACS). A Unidade de Saúde de Vila Nova foi ampliada, a prefeitura realizou reforma em mais oito unidades e inaugurou a UPA de Riviera da Barra, após 12 anos em construção, além das unidades de Ataíde, São Torquato e Divino Espírito Santo.
 

Outras medidas adotadas
A atual gestão também ampliou o efetivo dando posse a concursados, promovendo processos seletivos e aderindo a programas como ‘Qualifica APS’ (Atenção Primária de Saúde) e ‘Saúde na Hora’. Além disso, conseguiu manter outros serviços importantes em funcionamento, por meio do Centro de Referência em Assistência ao Idoso; Centro Municipal de Atenção Secundária; Centro de Especialidades Odontológicas; PA da Glória; PA e Hospital de Cobilândia; Centro de Testagem e Aconselhamento em AIDS/Hepatites Virais; e os Centros de Atenção Psicossocial CAPS Adulto, CAPS Infanto-Juvenil e CAPS-AD (Álcool e outras Drogas). 

“Em 2022, foi inaugurada a UBS de Divino Espírito Santo e iniciamos nesse ano as construções de sete novas Unidades de Saúde. Também reformamos oito unidades, contratamos mais Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e implementamos a ESF em 100% das unidades da rede municipal, saindo de 39 para 91 equipes de ESF”, registrou Arnaldinho.

Segundo ele, com a adesão de Vila Velha ao “Saúde na Hora”, o município saiu de cinco para 13 Unidades Básicas de Saúde com horário estendido. Os pontos de vacinação extramuros, com agendamento online, aplicaram 736.256 doses de vacinas contra a Covid-19, deixando Vila Velha em 2º lugar geral no Estado. “Encerramos 2022 com 1.123.572 doses de vacinas aplicadas desde o início da campanha e 537.696 testes realizados até julho de 2023”, lembrou o prefeito de Vila Velha.

Sete novas Unidades de Saúde em construção
Em 2023, a Secretaria Municipal de Saúde retomou o ritmo de mutirões aos sábados para aliviar a demanda e novas conquistas vieram, como a sequência da construção das cinco unidades iniciadas em 2022 e início da construção de outras duas UBS, Jabaeté, Morada da Barra, Riviera da Barra, Praia das Gaivotas, Novo México, Paul e Rio Marinho, além da aquisição de 580 novos computadores para modernizar o sistema e integrar uma base de dados mais segura, 100% digital. 

Comparada a cidades vizinhas, Vila Velha ainda tem uma boa distância a percorrer nesta longa jornada. Mas a gestão municipal caminha a passos firmes, guiada pela visão de um sistema de saúde mais eficaz e moderno, para construir no presente a Vila Velha do futuro, onde o acesso à saúde não é apenas uma promessa e, sim, uma certeza ao alcance de todos.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


Vila Velha é a terceira cidade capixaba que mais investe em Saúde

Vitória
céu limpo
29.4 ° C
30.9 °
29.4 °
71 %
4.6kmh
0 %
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também