23.3 C
Vitória
terça-feira, abril 30, 2024
terça-feira, 30 abril 2024

Livro vai contar a greve da PM no Espírito Santo

“Fevereiro Sangrento” integra uma triologia sobre a paralisação que ocorreu em fevereiro de 2017, no Espírito Santo

Vitória (ES) – Mulheres e familiares de policiais permanecem na saída do Comando Geral da Polícia Militar de Vitória e impedem a saída dos militares (Tânia Rêgo/Agência Brasil)

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Neta terça-feira (19), na Assembleia Legislativa (Ales), será lançado o livro “Fevereiro Sangrento – Bastidores da Greve”, de Marcos Bubach e Bruno Brandão. A obra relata a paralisação da Polícia Militar ocorrida em fevereiro de 2017. O lançamento acontece às 16 horas, no Espaço de Artes Marien Calixte, no térreo da Ales.

Segundo os autores, “Fevereiro Sangrento” faz parte de uma trilogia e foi construído a partir da narração dos acontecimentos que marcaram a população capixaba durante a greve da PM, que durou 21 dias. Os escritores contam a história sob uma ótica diferente da que foi divulgada, por exemplo, nos meios de comunicação.

Brandão atua como professor de história e Bubach é presidente da Academia Cariaciquense de Letras, trabalhando também como assessor sênior na Ales. Ambos já possuem outros livros publicados e agora se preparam para a exposição conjunta da nova peça literária.

O lançamento é aberto ao público. Para entrar nas dependências da Ales é necessário apenas trazer um documento de identificação e se cadastrar na portaria.

Relembre

A paralisação da Polícia Militar capixaba começou no dia 4 de fevereiro de 2017. Na ocasião, familiares de policiais ocuparam as entradas de batalhões e impediram a saída de guarnições e viaturas. As reivindicações eram reajuste salarial, pagamento de auxílio-alimentação, periculosidade, insalubridade, adicional noturno, além da valorização da categoria.

Os militares ficaram aquartelados e as ruas ficaram sem policiamento. Durante a paralisação, foram registrados mais de 200 assassinatos no Estado, saques no comércio e assaltos. Na ocasião, o governo do Estado transferiu o controle da segurança pública no estado para as Forças Armadas.

 

Vitória
nuvens dispersas
23.3 ° C
23.3 °
22.9 °
96 %
1.5kmh
40 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também