23.3 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Ação pelo fim da violência contra mulheres alcança mais de 1.500 pessoas – Notícias de Vitória-ES

Em apenas uma hora e meia, mil e quinhentas pessoas participaram da intervenção urbana “Meta a Colher”, na tarde desta sexta-feira (24). Homens e mulheres aprovaram a iniciativa, realizada em referência ao Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres (25 de novembro).

“Nosso objetivo foi plenamente alcançado: por meio do “Meta a Colher”: conseguimos sensibilizar as pessoas pelo fim da violência contra as mulheres e divulgar informações como a Lei Maria da Penha e a rede de proteção e apoio às vítimas de violações”, disse a gerente de Direitos Humanos da Semcid, Renata Segóvia.

A ação foi desenvolvida pela Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) e contou com a parceria do Procon, do Ministério Público e da Policia Civil. O Meta a Colher integra a campanha internacional dos 16 Dias de Ativismo: Vitória pelo Fim da Violência contra as Mulheres, que é realizada simultaneamente em mais de 100 países. 

Segundo Renata Segovia, quem acha que “em briga de marido e mulher não se mete a colher” está fechando os olhos para uma realidade de violência que afeta mulheres, crianças e familiares. “A intervenção “Meta a Colher” é uma forma lúdica, leve e firme para provocar a reflexão e levar a sociedade a romper com esse padrão de comportamento”, diz.

A ação consiste na abordagem ao público com a distribuição de uma sobremesa a ser degustada com colher, em alusão ao antigo ditado popular. A cada abordagem, as equipes orientam as pessoas sobre como intervir de forma segura, as diferentes formas de violência doméstica e de gênero, Lei Maria da Penha, feminicídio e a rede de serviços de proteção à mulher em Vitória.

Como ajudar?

“Ninguém deve se colocar no meio de uma briga, para ‘meter a colher’, explica a gerente. “Comportamentos simples como acolher a pessoa em situação de violência e orientá-la sobre os serviços especializados já contribuem para que ela interrompa o ciclo abusivo. Desta forma, todos podem “meter a colher”: vizinhos, amigos, familiares. “Metendo a colher” podemos salvar vidas”, diz Renata.

Pequenas atitudes que podem fazer a diferença:  

Acolher: escutar sem julgar nem colocar a culpa em quem sofreu a violência.

Reconhecer a relação abusiva: saber os tipos de violência e o que diz a Lei Maria da Penha.

Orientar: indicar os serviços públicos gratuitos e especializados, como o Cramsv e a Casa Rosa, que vão acompanhar e encaminhar os casos mais graves. Em Vitória, as mulheres contam com o Botão do Pânico e com uma casa secreta, para proteção emergencial, por exemplo.

Denunciar: se for uma situação emergencial, ligue para o 190. Se não, denuncie pelo número 180.

Mais de 1.500 pessoas foram alcançadas na ação realizada nesta sexta-feira (24).

Prefeitura de Vitória ES


Ação pelo fim da violência contra mulheres alcança mais de 1.500 pessoas

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
23.3 ° C
23.3 °
21.9 °
91 %
1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também