22.1 C
Vitória
terça-feira, abril 30, 2024
terça-feira, 30 abril 2024

ALES pede ao Governo antecipação de emendas para municípios afetados pelas chuvas

A iniciativa quer levar ajuda imediata para reconstruir e recuperar o que foi perdido durante as enchentes no Sul do Estado

Devido às consequências das recentes e devastadoras chuvas que assolaram a região Sul do Espírito Santo, o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Santos, solicitou ao Governo do Estado a antecipação do pagamento de emendas dos deputados estaduais para as cidades atingidas. A medida quer proporcionar um suporte financeiro imediato às comunidades afetadas, permitindo uma resposta ágil às necessidades emergenciais.

O pedido, realizado hoje durante reunião na Secretaria de Governo, junto com a secretária Emanuela Pedroso, se junta às inúmeras ações realizadas pela Casa de Leis, que vem trabalhando para ajudar a reconstruir e recuperar o que foi perdido durante as enchentes que vitimaram 20 pessoas e deixaram mais de oito mil desabrigadas. Desta forma, a iniciativa vai ajudar na recuperação da infraestrutura danificada, como estradas, pontes e sistemas de drenagem, além de auxiliar programas de assistência social e humanitária, fornecendo alimentos, água potável, abrigo temporário e assistência médica e psicológica às famílias afetadas.

O deputado Marcelo Santos destaca que a colaboração mútua entre instituições, poderes e a população tem sido o diferencial para que as cidades se recuperem o mais rápido possível e ressalta que a antecipação dos recursos dará mais velocidade na recuperação das pessoas que perderam tudo. “Em momentos como esse, a agilidade nos processos e repasses faz toda a diferença. Precisamos levar ajuda imediata, não somente para a reconstrução, mas para necessidades básicas da população, principalmente em relação à saúde, abrigo e alimentação”, contou.

Outras medidas como crédito facilitado, arrecadação de suprimentos e o repasse significativo de R$17 milhões, provenientes da devolução de economias da Assembleia ao Governo do Estado têm sido promovidas para amenizar os impactos e apoiar a recuperação das áreas afetadas. Além disso, a desburocratização dos processos para o recebimento dos recursos da Defesa Civil se destaca entre as ações.

Vitória
céu pouco nublado
22.1 ° C
22.1 °
20.9 °
97 %
0.9kmh
20 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também