spot_img
25.5 C
Vitória
sábado, maio 18, 2024
sábado, 18 maio 2024

Anchieta a um passo da ferrovia que ligará Cariacica ao Porto de Ubu

Por Fabiano Peixoto

O projeto básico da nova ferrovia que liga Cariacica a Anchieta prevista para ser construída no Sul do Espírito Santo (Anchieta), foi entregue ao Governo do Estado do Espírito Santo e só depende agora da aprovação do Ministério da Infraestrutura (Minfra), através da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT)

O ramal ferroviário é fruto de uma obrigação da Mineradora Vale ao renovar o contrato de concessão da Ferrovia Vitória Minas (EFVM) por mais 30 anos.

Pelo contrato, a Vale também ficou responsável por fazer o projeto executivo do segundo ramal, que sairá do Porto de Ubu (Anchieta) e vai interligar também o tão sonhado Porto Central (Presidente Kennedy). No futuro, a ideia é que os ramais integrem a Ferrovia Vitória-Rio (ES-118), que também deve chegar ao Porto do Açu (Norte do Rio de Janeiro) e à capital fluminense.

A expectativa é que as obras recebam investimentos no valor total de R$ 2,5 bilhões.

Retomada econômica

Essa é uma das grandes modernizações previstas para o Espírito Santo, que promete dar uma movimentada na economia capixaba – principalmente no município de Anchieta, gerar empregos e novos negócios, além de, é claro, contribuir para uma melhor logística no Estado.

Apenas no desenvolvimento do primeiro trecho, espera-se ofertar mais de 1,8 mil empregos diretos, segundo estimativa da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes). Nos próximos anos, esse número pode chegar a 65 mil pessoas.

Além disso, a Vale se comprometeu a fazer investimentos de melhorias nas malhas da EFVM. Até 2037, são estimados R$ 8,5 bilhões de recursos nessa ferrovia.

Movimentação no Sul do Estado

O Movimento Empresarial Sul Espírito Santo (Messes), em parceria com as prefeituras de Presidente Kennedy, Marataízes e Itapemirim e com Governo do Estado, realizou nesta semana o encontro “Trilhos do Progresso”. Na ocasião, foi anunciado o projeto de um dos trechos da EF-118 – ferrovia que ligará Cariacica e Anchieta a Presidente Kennedy – e futuramente, ao Rio de Janeiro. Participaram do evento lideranças políticas e empresariais dos municípios da região Sul.

Na reunião foram debatidos diversos temas, dentre eles, o desenvolvimento da região por meio da construção do terminal rodoferroviário, capaz de sustentar a grande movimentação de cargas pesadas que circulam nesses municípios, como rochas ornamentais, cimento, escória, milho, café, madeira, entre outras.

Nas próximas semanas, representantes do Messes e do Governo do Estado devem ir à Brasília para um encontro com o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, onde vão reivindicar a ampliação da ferrovia que interligará o Porto de Vitória ao tão sonhado Porto Central, em Kennedy.

Infraestrutura ferroviária

Estrada de Ferro Vitória a Minas é responsável por 40% da carga ferroviária do país, embora represente apenas 3% da malha nacional. Movimenta cerca de 115 milhões de toneladas de minério de ferro por ano, 25 milhões de toneladas de carga geral, como carvão mineral, grãos, fertilizantes e produtos siderúrgicos.

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
25.5 ° C
25.9 °
25.5 °
89 %
4kmh
0 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também