spot_img
25.5 C
Vitória
quinta-feira, maio 16, 2024
quinta-feira, 16 maio 2024

Apoio: Educação e Saúde se reúnem com líderes evangélicos – Notícias de Vitória-ES

Com o objetivo de avançar em questões urgentes da Educação e da Saúde, a gestão da Prefeitura de Vitória se reuniu com diversas lideranças evangélicas da capital, nesta sexta-feira (25), para pedir apoio dos religiosos. A proposta é que os pastores das igrejas da capital usem sua proximidade com as famílias para orientá-las a respeito da importância da vacinação e da necessidade de garantir a presença das crianças na escola.

“Nós temos uma batalha muito grande de convencimento das famílias, de garantir a presença das crianças na sala de aula, pois ainda temos um índice de faltas muito grande. Às vezes, a criança falta para assistir a um filme na TV, outras faltam porque foi acompanhar o avô ou a avó no médico, mas quando a família vai ver a criança nem foi. Isso nos deixa muito triste porque as escolas estão à disposição das crianças, das famílias. Os senhores, como líderes religiosos, nos ajudem nesta batalha pelas crianças na escola”, pediu o prefeito da capital , Lorenzo Pazolini.

O prefeito destacou, ainda, os altos investimentos feitos na educação para robustecer a infraestrutura física das escolas e melhorar a aprendizagem das crianças e estudantes. Ao todo, R$ 160 milhões estão investidos em obras de construção, reforma e manutenções da rede de ensino da capital. Ele informou que a atual gestão já entregou uma nova escola, a Escola Municipal de Ensino Fundamental em Tempo Integral (Emef TI) Paulo Reglus Neves Freire, e que outras oito estão em construção, além de todas as 103 unidades de ensino da rede municipal terem sido reformadas ou passado por manutenção.

Educação

A secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, disse que acredita muito na força das igrejas evangélicas, especialmente nas comunidades periféricas. Em sua trajetória como educadora, a secretária passou por algumas regiões socialmente vulneráveis, e, nesses espaços, conheceu a força das igrejas evangélicas junto à comunidade.

“Quando a gente está aqui pedindo ajuda, é pedindo ajuda mesmo. É entendendo que a voz de vocês pode ecoar pra que a gente leve nossas crianças para a escola. Se uma criança falta à escola, com certeza ela não vai aprender. E aí, quando ela falta, ela está exposta a outros riscos também, porque não é só não aprender, mas é toda a insegurança alimentar, pois nós sabemos que muitas crianças se alimentam na escola”, comentou a secretária.

“A gente entende a escola como uma função social muito específica da aprendizagem. Por isso, não basta a criança estar na escola, é preciso garantir que ela seja alfabetizada. E alfabetizada com 6 anos de idade, esse é o nosso compromisso. Não é alfabetizada com 12 anos, 15 anos. A gente tem que alfabetizar com 6 anos porque é possível. Acontece na escola particular, então é possível na escola pública também. A escola pública tem práticas excelentes”, complementou a secretária.

Juliana lembrou que mais de 80% dos brasileiros estão na escola pública. “Eu fui aluna de escola pública e outros aqui também. Então nós não podemos determinar que essas crianças merecem menos que outras. As nossas crianças merecem muito. E é esse apoio que eu vim pedir aos senhores”, disse a secretária municipal de Educação.

Saúde

“Esse é um convite para a vida! Em relação à vacina, o que nós observamos é que aquelas vacinas tradicionais, de doenças como poliomielite, caxumba, que já eram aplicadas há muito tempo, Infelizmente com coberturas baixas. Isso muito nos preocupa. Nós precisamos convencer as pessoas para que elas retornem às unidades de saúde e atualizem a carteira de vacinação, pois algumas doenças como caxumba, poliomielite e sarampo podem voltar! E precisamos avançar! Por isso, fiz esse convite para que nós estivéssemos juntos, para que pudéssemos unir forças, para convencer as pessoas a levarem os filhos a se vacinarem”, disse o prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini.

A secretária de Saúde, Magda Lamborghini, ressaltou a importância das lideranças religiosas junto às comunidades e lembrou que neste sábado (26) tem início a campanha de multivacinação para crianças e adolescentes menores de 15 anos e pediu o apoio dos pastores em ajudar a sensibilizar e conscientizar a comunidade sobre a importância da vacinação em todos os ciclos da vida.

“Ter a parceria e apoio de vocês na vacinação é extremamente qualificado. Vocês são lideres religiosos que têm uma capacidade e um poder de influência muito grande junto à população pra que eles retomem essa vacinação. Amanhã (26), a gente começa a Campanha de MultiVacinação. No dia 2 de Setembro teremos o Dia D de Vacinação, onde colocaremos diversas unidades em funcionamento para que a gente possa atender toda a nossa população de Vitória e alcançar os índices de 95%, como preconiza o Ministério da Saúde. O nosso desafio é que Vitória seja a capital que mais vacina nesse país”, disse a secretária.

Magda ainda explicou que nos últimos anos observou-se uma queda nas coberturas vacinais básicas do calendário, principalmente do público infantil. Segundo ele, em Vitória, o cenário de baixas coberturas vacinais é observado desde 2018, porém, a partir de 2020 com a pandemia da Covid-19, a situação se agravou em virtude do receio da população em buscar serviços de saúde para a atualização do calendário de vacinação. “O cenário atual das baixas coberturas vacinais demonstra um risco de reintrodução de doenças já controladas no país como a rubéola, a meningite e o sarampo, e a importação de casos de poliomielite. É uma situação extremamente proecupante e que precisamos do apoio de todos!”, afirmou.

Para ampliar as coberturas vacinais, a Secretaria de Saúde de Vitória tem realizado ações de vacinação em praças da cidade, igrejas, hospitais, ofertando tanto as vacinas de campanha (covid-19 e influenza), como também as vacinas de rotina para crianças, adolescentes, adultos e idosos.

Além disso, promoveu a ampliação da oferta de vacinação nas unidades de saúde em horário estendido durante a semana, vacinação nos finais de semana e feriados, dando assim, maior acesso a população ao serviço de vacinação.

A coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Vitória, Tatiane Comerio, apresentou o plano de recuperação das coberturas vacinais e os dados das vacinações em Vitória. “Estamos com um plano, aprovado pelo Conselho, de recuperação das coberturas vacinais do nosso município. Vitória, historicamente, sempre teve excelentes índices de vacinação. De 2018 pra cá, as coberturas vacinas têm sofrido queda, isso foi agravado pela pandemia. É isso que a gente não quer. Então a gente precisa lembrar a população de que as doenças não foram embora. Elas podem estar sob controle, mas a medida que cai a cobertura vacinal eu abro janelas e portas para os vírus voltarem a entrar. Não estou falando exclusivamente de Covid, que é mais uma vacina que salvou muitas vidas, estou falando de outras como  vacina de polio, de sarampo, de cachumba, de rubeola, que muitos dos senhores devem ter conhecido pessoas que tiveram e que agora estamos na iminência de voltar. Então, peço o apoio de todos vocês nessa divulgação porque as vacinas são segura e salvam vidas.”

Prefeitura de Vitória ES


Apoio: Educação e Saúde se reúnem com líderes evangélicos

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
nuvens dispersas
25.5 ° C
25.5 °
24.9 °
91 %
1.5kmh
40 %
sex
29 °
sáb
30 °
dom
30 °
seg
28 °
ter
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também