30.5 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Bandes recebe nota AAA(bra) na perspectiva nacional – Notícias do ES



A Fitch Ratings, agência internacional mundialmente reconhecida, responsável pela classificação do risco de crédito, reavaliou, nessa quinta-feira (31), o desempenho do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo (Bandes), conferindo nota elevada à instituição: a classificação do banco saltou para AAA(bra) no ranking de perspectiva nacional de longo prazo, o que evidencia o indicativo de que o banco tem representado um importante papel no desenvolvimento e crescimento da economia do Espírito Santo.

O banco capixaba, que subiu de nota AA(bra) para AAA(bra), demonstrou estar em concordância com suas obrigações financeiras e seu patrimônio, sendo reafirmado, agora em posição superior, como uma instituição sólida e de credibilidade. A classificação “Triple A” é a mais elevada da lista, e coloca o banco na posição das instituições mais confiáveis e sólidas do País, devido ao equilíbrio entre as obrigações financeiras do Bandes e o seu patrimônio. O relatório da agência classificadora afirma que as mudanças na escala nacional e nas classificações do rating soberano no País são decorrentes da recalibragem da sua Tabela de Correspondência de Ratings Nacionais.

Além disso, o documento reconhece uma melhora do desempenho do Bandes na qualidade de crédito relativa entre os outros emissores brasileiros, o que é um reflexo das mudanças estratégicas da instituição. As ações direcionadas para investir em operações rentáveis que apoiem negócios dos setores industriais, de serviços e público, a partir da liberação de crédito para os municípios do Estado, também são responsáveis para os indicadores elevados de reconhecimento.

“O Bandes tem como uma de suas expertises o financiamento às atividades produtivas do Espírito Santo. Com o reposicionamento do banco, atuamos visando à transformação econômica do Estado, com investimentos direcionados para projetos inovadores, sustentáveis e promissores, que impactam positivamente a realidade capixaba. O reconhecimento feito pela Fitch Ratings em nossos processos e na melhoria da governança relembra a atuação do banco como o braço de desenvolvimento do Governo do Estado, com a importante missão de impulsionar o crescimento da economia local”, frisou o diretor-presidente do Bandes, Marcelo Barbosa Saintive.

Para o diretor de Administração e Finanças do Bandes, Sávio Bertochi Caçador, a avaliação da Fitch Ratings reforça o bom desempenho do Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo em captar e direcionar recursos de qualidade para projetos de impacto na economia capixaba, bem como destaca os processos eficientes de melhorias de processos conduzidos pela instituição de fomento.

“Somos uma instituição sólida no setor produtivo do Espírito Santo, que tem atuado ainda mais próxima das demandas dos setores estratégicos. Essa classificação de risco abre várias portas para que o banco continue com o seu compromisso de transformar a realidade capixaba”, salientou Caçador.

Classificação do Bandes ao longo dos anos

O Banco de Desenvolvimento do Espírito Santo tem sido classificado pelo rating em escala nacional desde 2020. O documento da agência classificadora destacou ainda a melhora contínua do desempenho do banco capixaba observada no último triênio, de 2020 a 2022. Desde o início das avaliações, o banco se manteve em classificação estável e sólida, mantendo a nota AA+(bra) por três anos consecutivos. Desta vez, a elevação da nota à posição AAA+(bra) valida o bom desempenho das estratégias e programas do Bandes no cenário capixaba.

Saiba mais sobre o Bandes:
www.bandes.com.br

Informações à Imprensa:
Gerência de Comunicação Institucional do Bandes
Bárbara Deps Bonato / Wilson Igreja Campos
(27) 99774-4428 / (27) 3331-4424
[email protected]

Fonte: Governo ES

Vitória
céu limpo
30.5 ° C
30.9 °
28.8 °
62 %
2.6kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também