spot_img
23.3 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Boa Vista conta história de amor e lendas capixabas na passarela do samba – Notícias de Vitória-ES

Atual campeã do Carnaval de Vitória, a Independente de Boa Vista, foi a quarta escola a desfilar no Sambão do Povo. O enredo deste ano é “O pássaro de fogo traz a boa nova: É tempo de amar”, que retrata a lenda indígena das formações rochosas Mochuara, que fica na cidade sede da escola, Cariacica, e Mestre Álvaro na Serra com 1.300 componentes distribuídos em três alegorias, 2 tripés e 19 alas.

A lenda retrata uma bela história de amor da princesa indígena Jaciara e do jovem guerreiro Guaraci. E é lúdica a evolução de Cariacica, berço da agremiação Boa Vista.

O carnavalesco da escola, Robson Goulart, explica que o enredo tem a missão de transformar a alegria do carnaval em uma bandeira de esperança em dias mais fraternos e tolerantes. “Em tempos onde a intolerância tornou-se o grande ‘mal do século’ contamos a história de amor proibida entre jovens nativos de duas tribos que habitaram matas capixabas antes da chegada dos colonizadores. Além de prestigiar Cariacica e Serra”, relata ele.

No desfile, a azul, vermelho e branco trouxe a exuberante mata atlântica para a avenida. A comissão de frente encenou um ritual para Rudá, deus do amor na mitologia tupi-guarani, na encenação as tribos se unem para não deixarem que os jovens Jaciara e Guaraci fiquem juntos, mas o casal tem a proteção do pássaro de fogo.

Letícia Pinheiro, um dos destaques da comissão de frente da Boa Vista, desfila há 14 anos e está representando o pássaro de fogo da lenda dos rochedos do estado. Ela está confiante e acredita que a coreógrafa fez um excelente trabalho.

“Estamos confiantes e preparados. Mesmo com tantos anos de experiência, sempre é um desafio e o coração bate mais rápido todos os anos”, relata Letícia.

Juntamente com Letícia, os outros destaques da comissão de frente representam o casal protagonista da história, Jaciara e Guaraci.

O primeiro carro abre-alas “Nhandecy, a mãe terra em harmonia” chegou na avenida emocionando com a águia protegendo os foliões e elementos cenográficos que remetem a mata atlântica e os índios tupis. Relembram um tempo em que existia uma terra nativa boa e fértil, peixes nas águas, animais nas matas e pássaros nos céus.

A descoberta do romance do amor entre os jovens foi retratada de maneira sensível pelos foliões da Boa Vista, as alas representando a destruição do feitiço que os transformou em pedras, os bons espíritos que os protegem e as trocas de juras de amor eterno.

As memórias e lembranças dos acontecimentos ao redor do Mochuara e Mestre Álvaro como o Carnaval do Congo e a Insurreição de Queimados.

O segundo carro alegórico intitulado “Nossos olhos enxergam luta e resistência e se encantaram com as tradições de nosso povo”, trouxe os olhos das estruturas rochosas como representatividade. Os rostos indígenas retratados nos carros e a emoção dos acontecimentos festivos que surgiram sob esses olhares.

A rainha de bateria da Boa Vista é a modelo com reconhecimento nacional, Thalita Zampirolli. Também com experiência nos desfiles ela promete muita simpatia e entregar tudo na avenida. “Estou entrando na avenida com muito carinho para mostrar o que eu tenho de melhor para os foliões capixabas. Nós viemos para buscar a sétima estrela para a casa”, relata ela.

O terceiro carro alegórico chegou para finalizar o desfile “É tempo de amar… O pássaro de fogo traz o legado de Guaraci e Jaciara”. O carro tem a figura do pássaro de fogo, que traz a boa nova, que agora são tempos de amar. Reverenciando o legado que a lenda do amor de Guaraci e Jaciara em noite de São João.

Prefeitura de Vitória ES


Boa Vista conta história de amor e lendas capixabas na passarela do samba

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.8 ° C
23.8 °
21.9 °
89 %
1kmh
0 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também