spot_img
24.9 C
Vitória
sábado, maio 18, 2024
sábado, 18 maio 2024

Casa Lar cuida dos 17 idosos que restaram do antigo Abrigo de Velhos dando conforto, saúde e segurança – Notícias de Barra de São Francisco

Depois de quase dois anos sob a responsabilidade da Prefeitura de Barra de São Francisco, os idosos do extinto Abrigo de Velho David José Rodrigues, que funcionava na Rua Mineira, estão vivendo, desde o final do ano passado, na Casa Lar, no bairro Nova Barra, com total assistência das secretarias municipais, principalmente a Secretaria da Mulher, Habitação e Assistência Social (Semhas) e a Secretaria de Saúde (Semus).

Dos 40 idosos que foram entregues à tutela do município em 2020, por determinação do Ministério Público Estadual (MPES), restaram apenas 17. Os demais foram encaminhados para seus municípios de origem e/ou familiares, uma vez que o poder público municipal não pode arcar com os custos de idosos de instituição de longa permanência, caso eles tenham como ser cuidados por parentes ou possuam cadastro em outro município.

Hoje, a Casa Lar cuida dos 17 idosos, com uma equipe técnica coordenada pela enfermeira Thalita Thom, mais 5 técnicas de enfermagem, 1 auxiliar de enfermagem, 12 cuidadoras, 6 ASG (limpeza e lavanderia), 4 vigias e 4 cozinheiras e uma nutricionista, Angélica Reinoso Pedra.

São ofertadas 5 refeições diárias (Café da manhã, almoço, café da tarde, jantar e ceia.

“Temos atendimento clínico com o médico João Felipe Zbyszynski Carvalho atendendo a cada 15 dias ou quando solicitado e atendimento com o psiquiatra Luíz Fernando Sena sempre que solicitado. A psicóloga Lusneide Santos Fernandes atende todas as segundas e terças-feiras”, disse Thalita (foto).

“Sinto-me realizada enquanto enfermeira recém formada, por assumir um cargo tão importante e essencial aqui na Casa Lar. Como profissional e cidadã francisquense vejo o quanto evoluímos em prestar atendimento de saúde aos cidadãos, principalmente aos idosos institucionalizados onde prestamos atendimento 24 horas, de forma totalmente gratuita para eles”, destaca Talita.

Segundo ela, os salários (aposentadorias) dos idosos fica todo para eles, ao contrário de quando eles eram internados de uma instituição privada, que utilizava os proventos deles para custear parte dos serviços. “Aqui, a gente só gasta se eles pedirem para comprar alguma coisa diferente do que é oferecido gratuitamente, e mesmo assim, é feita toda a prestação de contas”, informa a enfermeira, que agradece o apoio de todas as demais secretárias que atendem à Casa Lar.

Fonte: Prefeitura Municipal de Barra de São Francisco.

Casa Lar cuida dos 17 idosos que restaram do antigo Abrigo de Velhos dando conforto, saúde e segurança

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
24.4 ° C
25.9 °
24.4 °
89 %
3.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também