22.9 C
Vitória
sexta-feira, maio 3, 2024
sexta-feira, 3 maio 2024

Casa Porto tem oficina com olhos fechados e desenho com o corpo no sábado (28) – Notícias de Vitória-ES

Corpo, dança, desenho e música estarão alinhados em uma ação que ocorre na Casa Porto das Artes Plásticas, localizada no Centro Histórico de Vitória, no próximo sábado (28), a partir das 15 horas: é a oficina “Corpografias”.

O trabalho, inédito, é uma expansão prática de pesquisa teórica, que visa experimentação onde o enfoque está centrado na gestualidade dos corpos. Parte de um estudo para compreender que cada corpo possui em si uma memória codificada e para grafar e perceber esses códigos usa-se diversos mecanismos artísticos.

“O projeto propõe experimentações em performance, dança e desenho e busca um estudo prático visual das relações que o indivíduo estabelece consigo a partir de um disparador sonoro/musical e sobretudo, busca compreender a forma como o corpo externaliza as vibrações que as sonoridades de matriz africana o causam”, explica o artista e graduando em licenciatura no curso de Artes Visuais, Filipe da Silva Souza, responsável pela oficina.

Para participar da ação, que se destina a estudantes interessados em artes, dança e música e possui classificação indicativa para maiores de 14 anos, basta preencher o formulário clicando aqui.

A oficina é uma extensão prática da pesquisa “Codificação e Gestualidade dos Corpos Negres”, que desdobra-se em estudos acerca da articulação gestual e corporal dos corpos negros, desbravando reminiscências ancestrais e buscando reconexões com a mesma, compreendendo seus distintos aspectos linguísticos e corporais.

“De modo geral, a intenção está em compreender a partir de novos olhares o tempo, o próprio corpo e explorar novas formas de expressão e relação com os meios. Tendo a arte como exímia ponte desse processo, rompendo tanto a linearidade da cronologia convencional, quanto os moldes da arte institucional ao propor experiências de multissensorialidade. O gesto e a externalização dos ritmos sonoros para o papel são o enfoque, escanteia-se a figuração. A questão não é mais “o que?”, mas “como?”. Como se desenha a partir do som? Sem estímulos visuais, somente sonoros, os desenhos tornam-se desenhos de expressão e registro de uma performance subjetiva do corpo”, completa Filipe.

“Deste modo, o estudo pretende levantar relações de proximidade entre os desenhos sonoros produzidos, compreendendo, portanto, os códigos presentes na gestualidade dos corpos”, finaliza o artista.

Olhos fechados

Para que não se reproduzam os modelos prévios de composição nos desenhos, a oficina propõe aos participantes que desenhem de olhos fechados, unicamente sentindo a vibração sonora e a reproduzindo no papel, sem medos, inseguranças ou amarras. Trata-se de uma conexão introspectiva entre corpo, mente e música, onde a música torna-se instrumento do desenho.

A oficina será realizada presencialmente, com duração máxima de duas horas.

Serviço:

O que: Oficina “Corpografias”
Quando: sábado (28) às 15 horas
Onde: Casa Porto das Artes Plásticas – Praça Manoel Silvino Monjardim, 66, Centro Histórico de Vitória ES

Classificação Indicativa: 14 anos
Entrada Franca

Prefeitura de Vitória ES


Casa Porto tem oficina com olhos fechados e desenho com o corpo no sábado (28)

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
22.9 ° C
22.9 °
22.9 °
88 %
1.5kmh
0 %
sex
31 °
sáb
29 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também