spot_img
30.9 C
Vitória
segunda-feira, maio 13, 2024
segunda-feira, 13 maio 2024

Circuito de Teatro e Dança de Vitória” termina neste sábado (30) – Notícias de Vitória-ES

O “Circuito de Teatro e Dança de Vitória”, iniciado no último dia 24, terá seu último dia de apresentações artístico-culturais neste sábado (30). Ao todo, quatro espetáculos estarão divididos entre dois espaços: a concha acústica do Parque Moscoso e a arena da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (FAFI), ambos no Centro Histórico de Vitória.

Para não perder os espetáculos, que são gratuitos, o público deve ficar atento aos locais e horários das apresentações. A plateia deve se dirigir aos espaços com antecedência mínima de 30 minutos para retirada dos ingressos.

Pela manhã, no Parque Moscoso, o grupo Árvore apresenta o espetáculo “Hoje tem palhaçada? Tem, sim senhor!”, a aprtir das 10h. Nele Xexa, Loloca e Raviera, “um trio familiar de palhaços”, se junta a palhaça Serena para apresentar um show de variedades no “Cirquinho da Árvore”. Garantia de boas risadas!

Ni Una, Ni Uno

Às 16 horas, também no Parque Moscoso, acontece a apresentação “Ni Una, Ni Uno”, do grupo Cordão. O espetáculo mostra que a dança é musical no instante em que nasce, mesmo no silêncio. Ela contém um ritmo intrínseco e desenha seu próprio som plástico, amplo no eco. Vibra o ar, percute o espaço, molda o chão. A dança é da terra, pede corpo, ressoa, pulsa. Produz suor.

O projeto “Cordão” surgiu em 2014, do encontro de três artistas provenientes da música, dança e arquitetura. Trata-se de uma produção cênica estruturada sob bases rítmicas e códigos de improvisação entre sonoridades do corpo e demais instrumentos presentes.

Sempre disponível a parcerias com outros músicos, bailarinos, artistas visuais e cênicos, o projeto circulou durante dois anos por cidades de Minas Gerais como Belo Horizonte e Itabirito, e, também esteve em eventos fora do país, na Itália.

Em 2021, “Ni Una Ni Uno” tornou-se um filme média-metragem, dirigido pela artista visual e video-maker Ariny Bianchi sendo, portanto, uma remontagem cinematográfica do espetáculo original.

Andora sem fronteiras

Encerrando as atrações no Parque Moscoso, “Andora sem fronteiras”, da Cia de Dança Andora, sobe ao palco da concha acústica às 18 horas.

Com a temática de terreiros, reisados e samba, será apresentado o recorte da peça original: “Danças de Terreiro”. O espetáculo promete levar o público ao encontro da riqueza e da diversidade da cultura popular.

O espetáculo mostra, ainda, o nascimento do samba na Bahia com a capoeira e o samba de roda, e como sucedeu o momento em que o ritmo desce pro sudeste, ganhando os salões, as ruas e o Sambódromo.

O recorte da peça mostra a transição da capoeira passando pelo samba de roda, muito comum nas festas do recôncavo baiano, até o norte do Espírito Santo.

O espetáculo será acompanhado de grupo musical que, além de executar as músicas de cada dança, levara para o público músicas brasileiras, nos intervalos entre os números. Cada dança executada será antecedida por pequeno texto sobre a história, origem, abrangências e outras características culturais das manifestações. Vale a pena conferir!

Pontos Cardeais

Encerrando toda a programação do “Circuito de Teatro e Dança de Vitória”, o grupo Cria apresenta, às 19 horas, na Fafi, “Pontos Cardeais”.

Inspirado no livro “Elegia do corona – Versos Pandêmicos” de Carlos Fonseca, a peça aborda o impacto da pandemia da Covid-19 nas nossas vidas, o susto, o surto inicial e a desautomatização provocada pela alteração na dinâmica social.

A aceitação da “nova normalidade”, o estar em casa e com o outro, o enfado provocado pela nova rotina ou a ausência dela. Esses e outros pontos são abordados junto a esperança de que esse seja o pontapé inicial para a construção de uma nova sociedade. Pontos cardeais tem o objetivo não de apontar caminhos, mas mostrar trajetórias.

Cultura local

O circuito é uma ação que reúne apresentações aprovadas no Chamamento Público nº 005/2021 de Seleção de Propostas de Apresentações de Teatro, Dança e Atividades Circenses – Lei Aldir Blanc, por meio do Fundo Municipal de Cultura (FunCultura) da Secretaria de Cultura de Vitória (Semc), e busca promover e valorizar diferentes linguagens artísticas e manifestações culturais da cidade, uma das diretrizes do Plano Municipal de Cultura de Vitória.

Para o secretário municipal de Cultura, Luciano Gagno a realização do circuito é fundamental para o fortalecimento dos grupos criativos da capital, colaborando para a formação de plateias e incentivando a divulgação da cultura capixaba.

“Vivemos dias muito importantes em que artistas locais têm espaço para apresentar os seus trabalhos, tê-los reconhecidos e valorizados. Para nós do outro lado, como plateia, assistir a tudo isso, é uma oportunidade ímpar de presenciar apresentações tão ricas e criativas. Todos estão de parabéns! Convido a população a estar conosco neste último dia de apresentações”, incentivou o secretário.

As apresentações têm duração mínima de 45 minutos e são voltadas para crianças, jovens e adultos.

Confira abaixo a programação completa deste sábado (30):

Sábado – 30 de abril | Concha Acústica do Parque Moscoso

10h – “Hoje tem palhaçada? Tem, sim senhor!”, com Grupo Árvore;

16h – “Ni una Ni uno”, com Cordão;

18h – “Andora Sem Fronteiras”, com Cia de Dança Andora;

Arena da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (FAFI);

19h – “Pontos Cardeais”, com Grupo Cria;

Serviço
Circuito de Teatro e Dança de Vitória
Quando: 24, 28, 29 e 30 de Abril
Onde: Arena da Escola Técnica Municipal de Teatro, Dança e Música (FAFI) – Av. Jerônimo Monteiro, 656 – Centro, Vitória.
Concha Acústica do Parque Moscoso – Av. Cleto Nunes, s/n – Centro, Vitória.

Prefeitura de Vitória ES


Circuito de Teatro e Dança de Vitória” termina neste sábado (30)

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
30.9 ° C
31.6 °
30.9 °
66 %
3.6kmh
0 %
seg
32 °
ter
29 °
qua
27 °
qui
26 °
sex
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também