28.2 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

COM EXTENSA PROGRAMAÇÃO TÉCNICA E CULTURAL, FESTIVAL BRASILEIRO DE PIMENTA ROSA COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA NO NATIVO – NOTÍCIAS DE SÃO MATEUS

23/06/2023

De 23 a 25 de junho, a Prefeitura de São Mateus e a Associação de Produtores e Extrativistas de Aroeira do Espírito Santo (Nativa), numa iniciativa do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper), realizam o 2º Festival Brasileiro de Pimenta Rosa, e Nativo de Barra Nova.

A parte festiva é no final de semana, mas na terça-feira (20) e quarta-feira (21) já aconteceram atividades: a instrutora do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e engenheira de alimentos, Maria Zanuncio ministrou, na Comunidade, uma Oficina de Culinária para os Associados, com aplicações da Pimenta Rosa, onde os alimentos produzidos foram expostos durante o evento para a degustação.

A programação do 2º Festival Brasileiro de Pimenta Rosa busca destacar o aspecto business do produto e contempla temas relevantes, como o cenário da produção e da cadeia produtiva de Pimenta Rosa no Espírito Santo, projetos integrados para a produção, indicadores econômicos, manejo agroecológico e produção orgânica, indicação de procedência, ações de pesquisa e extensão rural para a cadeia produtiva e benefícios do setor para saúde e beleza, entre outros assuntos.

SHOWS
Na programação artística predomina o forró, trazendo na sexta-feira Christian Oliveira e Jadir dos Teclados, no sábado Black Fox, Pedrinho Show e Manoel dos Teclados, e no domingo Wellington DJ e Musical Chamego.

VISITA TÉCNICA NA ASSOCIAÇÃO NATIVA
No domingo (25), último dia do evento, a programação contará com uma visita técnica na sede da Associação de Produtores e Extrativistas de Aroeira do Espírito Santo (Nativa), coordenada pelo engenheiro agrônomo e consultor do Instituto Peroá, Paulo Radaik. 

A área da Nativa tem recente vitrine de plantas de aroeira e área de secagem, onde ocorre o beneficiamento de Pimenta Rosa da Cooperativa dos Produtores Agropecuários da Bacia do Cricaré (Coopbac).


PROCEDÊNCIA SÃO MATEUS
O Incaper e a Associação de Produtores e Extrativistas de Aroeira do Espírito Santo atuaram com diversas entidades para o reconhecimento das Indicações Geográficas (IGs) para a Pimenta Rosa.  Atualmente, aguardam as avaliações do laudo que atende às últimas exigências para a delimitação da área geográfica de produção da indicação de procedência “São Mateus” para a Aroeira.

Lista de Fotos

Fonte: Prefeitura Municipal de São Mateus.

COM EXTENSA PROGRAMAÇÃO TÉCNICA E CULTURAL, FESTIVAL BRASILEIRO DE PIMENTA ROSA COMEÇA NESTA SEXTA-FEIRA NO NATIVO

Vitória
céu limpo
28.2 ° C
29.9 °
27.9 °
78 %
3.1kmh
0 %
seg
27 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também