30.5 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Começa na sexta (8) o 1ºFestival de Chorinho, Jazz e Blues de Jardim Camburi – Notícias de Vitória-ES

Para de fortalecer ainda mais o polo gastronômico capixaba, a Prefeitura de Vitória promove mais um evento turístico cultural. É o 1º Festival de Chorinho, Jazz e Blues de Jardim Camburi que ocorre de 08 a 10 de julho, na Av. Isaac Lopes Rubim, ao lado da praça Nilze Mendes, local muito conhecido do bairro.

A iniciativa da realização do evento se dá por meio Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV), com objetivo de ampliar a capacidade de atração do fluxo turístico para os diversos bairros da capital e fortalecer as feiras comunitárias.

Eventos como esse também proporcionam a geração de trabalho e renda, por movimentar a cadeia produtiva da região, formada pelos comerciantes, vendedores informais e moradores da cidade. Além deles, os artistas, produtores, roadies e técnicos envolvidos nos shows musicais também têm oportunidade de trabalho.

No evento, pratos típicos serão comercializados nos Food Truchs e também por expositores, que já trabalham na praça Nilze Mendes vendendo comidas, bebidas e artesanato. No palco, shows musicais com artistas capixabas. O evento ocorre de de 08 a 10 de julho, sempre a partir das 18h.

O Chorinho

Choro ou, como é mais conhecido, o Chorinho, é um estilo musical próprio da esfera urbana no Brasil. É um ritmo instrumental produzido no âmago das classes populares, que remonta, aproximadamente, há 130 anos atrás. Os grupos eram normalmente constituídos por chorões que gravitavam em volta de um trio composto por flauta, responsável pelos solos; violão, que adotava a performance de um contrabaixo, sendo assim conhecido como ‘baixaria’; cavaquinho, responsável pela harmonia musical por meio do equilíbrio entre os acordes e os ornatos do trecho, que preservavam o tema principal. O pandeiro também era manipulado para marcar os aspectos rítmicos.

Atualmente, no Espírito Santo, grupos como Sambachoro, Brasil Pandeiro e Choro da Ilha, preservam o chorinho, promovendo constantemente este estilo musical.

O Jazz

O jazz é um estilo musical que nasceu nos EUA, na região de Nova Orleans, no final do século XIX e início do século XX. Tendo como berço a cultura afro-americana, o jazz possui ritmo não linear e sua maior marca é a improvisação. Com o passar dos anos, muitos subgêneros surgiram dessa mesma raiz. O surgimento do jazz tem como matriz principal a cultura africana.

Foi por volta dos anos 20 que essa vertente musical ganha espaço em outros locais e passa a fazer parte também da vida cultural da elite. Além disso, nesse período novas tecnologias e maneiras de comunicação aparecem, como o rádio, possibilitando que o jazz se difunda em diversas partes do planeta.

No Festival de Chorinho, Jazz e Blues de Vitória artistas como Vinicius Herkenhof e Vix Trio Pop Jazz vão mostrar um pouco desse ritmo, com a a música “jazzística” especificamente brasileira.

O Blues

Podemos definir o blues como um estilo ou forma musical que se baseia no uso de notas baixas (graves) com fins expressivos e que mantém uma estrutura musical repetitiva. O gênero surgiu nos Estados Unidos a partir do século XVII, quando os escravos negros da região sul faziam canções de trabalho nas plantações de algodão e outras músicas relacionadas a sua fé religiosa (spirituals).

O conceito de “blues” só se tornou conhecido depois do término da Guerra Civil Americana, período em que passou a representar a essência do espírito da população afro-americana.
O primeiro artista popular do gênero foi Charley Patton, na década de 20. Posteriormente, surgiram outros nomes, como Son House, Willie Brown, Leroy Carr e Bo Carter.

No Espírito Santo, o grupo Urublues, que foi criado na Ufes, interpreta o ritmo há 34 anos. Eles são os representantes desse ritmo no festival.

Informações: 27 99993 8464

Programação:

Sexta-feira (8)

18h – Abertura

19h Sambachoro

21h Vinícius Herkenhof 

 

Sábado (9)

18h – Vix Trio Pop Jazz

20h Paulão do Cavaco e convidados

22h Urublues

 

Domingo (10)

18h Alexandre Carne de Gato

19h30 Brasil Pandeiro

21h Choro da Ilha

Serviço
Evento: 1º Festival de Chorinho, Jazz e Blues de Jardim Camburi
Local: Av. Isaac Lopes Rubim, ao lado da praça Nilze Nendes em Jardim Camburi, Vitória.
Data: 08 a 10 de julho
Horário: 18:00hs
Classificação: livre
Entrada franca

Prefeitura de Vitória ES


Começa na sexta (8) o 1ºFestival de Chorinho, Jazz e Blues de Jardim Camburi

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
30.5 ° C
30.9 °
28.8 °
62 %
2.6kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também