spot_img
22.7 C
Vitória
sexta-feira, maio 17, 2024
sexta-feira, 17 maio 2024

Covid: Vitória inicia imunização com a bivalente em instituições para idosos – Notícias de Vitória-ES

Vitória segue com o lema “vacina chegou, vacina no braço!”. Por isso, iniciou, nesta sexta-feira (24), a imunização de idosos que moram em Instituições de Longa Permanência (ILPIs) e dos profissionais que atuam nessas instituições com a nova vacina bivalente da Pfizer, contra a Covid-19.

Logo pela manhã, a equipe de vacinação da unidade de saúde do Centro de Vitória, formada pela enfermeira Karla Campanha Saib, a auxiliar de enfermagem Scheila Teixeira e a agente comunitária de saúde Helen Nascimento, foi até a ILPI Monsenhor Alonso, onde 14 idosos foram imunizados.

“É muito gratificante encontrar os moradores e a equipe das instituições animados para receberem as vacinas. Nos motiva a continuar nosso trabalho diário de levar saúde de qualidade para a população e para a cidade”, afirma a enfermeira Karla.

Dentre os que receberam a nova dose de reforço, estava João Ferreira, 76 anos, que enfrentou o medo de agulhas para se proteger. “Na verdade, a vacina nem doeu, eu é que realmente tenho pavor. Mas encaro o medo porque a vacina é real, como nossa vida é real. Não podemos fugir e viver numa ficção. Mesmo com medo, é melhor tomar a vacina agora, do que sofrer as consequências depois”, declara.

O responsável pela ILPI, o padre Reuber Cogo Daltio, elogia o atendimento rápido e eficaz da equipe de saúde aos idosos da instituição, o que, na opinião dele, os aproxima mais. “Nosso Lar de Idosos fica muito perto da unidade de saúde, isso facilita nossa proximidade, especialmente para os que possuem alguma necessidade especial. Sempre que precisamos de algo, somos muito bem atendidos e acolhidos, por isso, temos um carinho muito especial por esta unidade de saúde e seus profissionais”.

Quem pode se imunizar?

De acordo com a orientação do Governo do Estado, neste primeiro momento serão imunizadas pessoas vivendo em instituições de longa permanência e trabalhadores desses locais, pessoas com 70 anos ou mais e pessoas imunocomprometidas, a partir de 12 anos.

Para receber o imunizante bivalente da Pfizer, é preciso completar o esquema primário da vacinação contra Covid-19, ou seja, receber com ao menos as duas primeiras doses das vacinas monovalentes, disponibilizadas até então.

As pessoas não vacinadas ou que receberam apenas uma dose da vacina contra a Covid-19, deverão primeiro iniciar ou completar o esquema primário.

Concluído o processo, a bivalente precisará do intervalo de quatro meses para a aplicação.

O agendamento para receber a vacina contra a Covid-19 para este e os demais públicos está disponível no site agendamento.vitoria.es.gov.br ou no aplicativo Vitória Online.

Calendário previsto para demais grupos

Segundo a nota técnica do Governo do Estado, a previsão é que os demais grupos classificados como prioritários recebam a dose bivalente nas seguintes datas:

•Grupo 2 – Pessoas de 60 a 69 anos: 06 de março de 2023;

•Grupo 3 – Gestantes e puérperas: 20 de março de 2023;

•Grupo 4 – Trabalhadores da saúde: 17 de abril de 2023;

•Grupo 5 – Pessoas com deficiência permanente (a partir de 12 anos de idade); população privada de liberdade (a partir de 12 anos de idade); adolescentes cumprindo medidas socioeducativas (menores de 18 anos); e funcionários do sistema de privação de liberdade: 17 de abril de 2023.

Prefeitura de Vitória ES


Covid: Vitória inicia imunização com a bivalente em instituições para idosos

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
20.9 °
93 %
0.9kmh
0 %
sex
29 °
sáb
30 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também