spot_img
22.7 C
Vitória
sexta-feira, maio 17, 2024
sexta-feira, 17 maio 2024

Crianças da rede municipal participam de projeto de investigação científica – Notícias de Vitória-ES

Inserir a criança na cultura científica por meio de práticas pedagógicas contextualizadas e articuladas com o território onde vivem; levar as crianças a perceberem a Ciência como algo presente em seu cotidiano; proporcionar reflexões sobre a importância de cada um na preservação ambiental; oportunizar atividades de experimentação e investigação científica baseada na pesquisa e na testagem de hipóteses.

Estes são alguns dos objetivos do projeto institucional “Investigação científica com as crianças: espaços de experimentações infantis”, desenvolvido pelo Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Maria Goretti Coutinho Cosme, localizado no bairro Cruzamento. A unidade de ensino atende 252 crianças, do grupo 1 ao grupo 6, e possui turmas em tempo integral, além dos turnos matutino e vespertino.

De acordo com a diretora Ângela Francisca Fiorio, as metodologias utilizadas promovem o protagonismo da criança, pois as atividades partem de suas experiências, conhecimentos prévios e interesses para aprofundamentos e novas descobertas. “Todo saber precisa estar contextualizado e fazer sentido para a criança, assim, é de suma importância que as crianças sejam ouvidas o tempo todo e a partir dessa escuta atenta, tirar pistas para o desenvolvimento do projeto e fazer as escolhas estratégicas pedagógicas a serem adotadas”, destacou a diretora.

Entre as atividades realizadas com os pequenos dos grupos três, quatro, cinco e seis, a saída pedagógica para o Parque Padre Alfonso Pastore, na Mata da Praia, provocou as mais diversas reações e aguçou a curiosidade da galerinha.

“A gente entrou lá na floresta e tinha barulho de chuva lá”, observou Wemerton Rangel da Silva, do grupo cinco. O percurso do Cmei até o local da visita também chamou a atenção. “Tinha um ônibus que levou nós para o passeio e lá tinha formigas”, comentou o pequeno Valentin Pinto de Souza.

A experiência de observar o local e fazer descobertas foi marcante para as crianças. “A gente olhou os bichinhos com lupa”, ressaltou Helena Bertochi Cruz, matriculada no grupo 5. “A gente dançou a música do caranguejo e lá tinha semente de coração”, contou Caroline Alves de Aguiar. A pequena Pietra Roderich Batalha também aprovou a experiência. “Lá tinha lupa para ver as coisas, os bichos”.

Enriquecimento curricular

Para além dos espaços escolares, como as salas de aula, pátio, auditório, refeitório, horta do Cmei Maria Goretti, a contextualização que é eixo integrador do currículo da Educação Infantil de Vitória, tem no conceito de território o ponto de partida para a garantia da autonomia e da participação cada vez mais ativa na vida cotidiana.

Por isso, a unidade de ensino busca oferecer variadas situações de explorações de diferentes materiais e brinquedos, para favorecer a formação da imagem mental desses materiais, oportunizando assim, suas primeiras experiências de representação criativa.

Para a professora Maria Dolores, que atua no grupo 3 integral, as crianças reagiram com curiosidade, alegria e entusiasmo, mostrando interesse em ver os bichinhos com a lupa.

Segundo a professora Natália Goronsio, dinamizadora de Educação Física, as crianças ficaram encantados com a trilha realizada no Centro de Educação Ambiental (Cea) Mata da Praia, que consistiu numa caminhada pela mata, sons da natureza, jardim secreto e trilha interativa.

“As crianças puderam colocar a mão na terra, sentir sua textura, seu cheiro, abraçaram as árvores, jogavam as folhas secas para cima, deitaram no chão de braços abertos, além de participarem das atividades propostas nas trilhas, elas amaram!”, contou a educadora.

Direito aos espaços da cidade

Além de construir sentido às aprendizagens e dialogar estreitamente com os princípios de uma educação crítica, cidadã, de valorização da cultura e da ciência, a diretora Ângela Francisca ressalta que o projeto “Investigação científica com as crianças: espaços de experimentações infantis” coloca no centro de suas práticas a garantia do direito das crianças aos espaços públicos, do acesso a experimentações que podem gerar transformações no território.

“O desenvolvimento das atividades desse projeto depende do engajamento de muitos atores, mas tem por isso um potencial enorme de envolvimento e realização, tanto por parte dos professores e das crianças do nosso Cmei, quanto das nossas parceiras da Secretaria Municipal de Meio Ambiente”, destacou.

Ecossistemas de Vitória

O projeto “Ecossistemas de Vitória” é desenvolvido pelas equipes técnicas dos Centros de Educação Ambiental (CEA) da Mata da Praia e Pedra da Cebola e tem o objetivo proporcionar vivências que possibilitem às crianças o contato com ambientes naturais, desenvolver a consciência corporal e sensibilizar os pequeninos quanto à preservação e à conservação dos ambientes naturais.

Prefeitura de Vitória ES


Crianças da rede municipal participam de projeto de investigação científica

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
20.9 °
93 %
0.9kmh
0 %
sex
29 °
sáb
30 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também