30.5 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Defeso do Robalo começa no dia 1° de maio – Notícias de Vitória-ES

Os apreciadores da culinária à base de robalo, robalo branco e camurim ou barriga mole, como é chamado , vão ter que esperar um pouco para saborear esses pescados. A partir do próximo domingo (1°) começa o Defeso do peixe, que vale para todo o território capixaba, inclusive águas internas e a proibição vai até o dia 30 de junho de 2022.

 Durante esse período não pode haver pesca, comercialização, transporte, estocagem, beneficiamento, industrialização e a comercialização de qualquer volume de robalo das espécies proibidas, sem a comprovação de origem do produto, segundo Instrução Normativa do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama) n°10, de 27 de abril de 2009.

O secretário de Meio Ambiente de Vitória, Tarcísio Föeger, ressalta a importância da medida. “Com o defeso as espécies podem se reproduzir com segurança, e assim garantir a manutenção da espécie em nossas águas. Nesse momento os peixes ficam mais vulneráveis à pesca e por isso é necessária essa medida protetiva”, explica.

Essas espécies de peixes ósseos são encontrados nas áreas tropicais e subtropicais das Américas, nos oceanos Atlântico e Pacífico. Habitam ecossistemas costeiros, estuários, praias bocas de rio, recifes costeiros, pântanos salgados, córregos de gramíneas, rios e lagos. A maior espécie é o Robalo ou Flexa (C. undecimalis), mais encontrada no ambiente marinho.

 Tarcísio destaca, ainda, que a comercialização dessas espécies durante o Defeso constitui crime ambiental com multa.

 As denúncias podem ser feitas à Gerência de Fiscalização Ambiental da Semmam, pelos telefones (27) 3270 2503.

Prefeitura de Vitória ES


Defeso do Robalo começa no dia 1° de maio

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
30.5 ° C
30.9 °
28.8 °
62 %
2.6kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também