22.7 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Dengue: período com chuvas e calor favorece proliferação do mosquito – Notícias de Vitória-ES

No primeiro quadrimestre deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Vitória (Semus) registrou 612 casos de dengue. Mais da metade dessas notificações aconteceram nos meses de março e abril, consequência das condições climáticas favoráveis à proliferação do mosquito Aedes aegypti: chuvas e temperaturas altas.

Em comparação com outros anos e com outras partes do Brasil, Vitória está com números abaixo do esperado para esse período. Mesmo assim, a Semus está monitorando os dados com atenção, mantendo ações de bloqueio espacial (fumacê), visitas domiciliares com agentes de combate às endemias, vistorias e tratamento com larvicidas em bueiros e charcos, além de atender reclamações sobre mosquitos feitas por meio do Fala Vitória 156.

Prevenção

A principal forma de combater a dengue é por meio do combate ao mosquito. Desta forma, a eliminação de água parada que pode se tornar  foco do Aedes aegypti é a maneira mais eficaz de prevenir o problema.

Para ajudar nessa tarefa, a população pode utilizar um checklist  para conferir semanalmente se sua residência está livre do mosquito.

O munícipe de Vitória também pode agendar uma visita do agente de combate às endemias em dia e horário predeterminados por meio do 156.

Dengue

A doença é provocada por um vírus, transmitido às pessoas pela picada da fêmea do mosquito Aedes aegypti.

Os principais sintomas da dengue são febre alta (maior que 38ºC), dor atrás dos olhos, de cabeça, no corpo e nas articulações, mal estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo.

Nas formas mais graves, a dengue pode provocar dor abdominal intensa e contínua, vômito persistente e hemorragia interna em órgãos e tecidos, levando ao óbito.

Prefeitura de Vitória ES


Dengue: período com chuvas e calor favorece proliferação do mosquito

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
20.9 °
92 %
0.9kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também