spot_img
24.9 C
Vitória
quinta-feira, maio 16, 2024
quinta-feira, 16 maio 2024

Deputado quer vigilância armada em escolas – Notícias da ALES

O deputado Alcântaro Filho (Republicanos) defendeu a presença de seguranças armados no interior das escolas, assim como acontece em órgãos públicos, como Fóruns, e em bancos. A violência nas escolas foi tema do discurso do deputado na sessão ordinária da Assembleia Legislativa (Ales) nesta terça-feira (2), no Plenário Dirceu Cardoso.

Ele afirmou que, apesar de apresentar boas medidas, o Plano Estadual de Segurança Escolar, lançado pelo governo do Estado, vai gerar efeito apenas a médio e longo prazo. Enquanto isso, propôs a presença de vigilância armada nas escolas. O deputado ainda avalia que se as escolas não têm segurança armada, nenhum outro órgão deveria ter, nem mesmo o governador.

“Nós precisamos aplacar a sensação de insegurança e só tem uma medida concreta e urgente que nós devemos cobrar do governo do Estado e cobrar das prefeituras: que nós tenhamos de fato vigilantes armados nas escolas, pelo menos de forma transitória, até que o governo consiga efetivar o seu planejamento”, sugeriu Alcântaro.  

Alcântaro também lembrou do Maio Laranja, campanha de conscientização sobre o combate à violência e ao abuso infantil. Ele lembrou que em 18 de maio é o Dia Nacional de Combate ao Abuso Sexual de Crianças e Adolescentes. Citou dados sobre o assunto e lamentou que as estatísticas ainda não retratem a realidade, uma vez que muitos casos sequer são denunciados às autoridades.

Fotos da sessão ordinária

Auxílio especial

O deputado Engenheiro José Esmeraldo (PDT) leu texto de projeto entregue ao governador Renato Casagrande (PSB), que concede auxílio financeiro especial para aos pais ou responsável por pessoas com transtornos do espectro autista (TEA), síndrome de Down e paralisia cerebral, no valor de um salário mínimo mensal. O deputado disse que o governador informou que também estuda a possibilidade de conceder auxílio aos cuidadores de idosos.

Esmeraldo entregou sua proposta ao governador porque a matéria incide em aumento de gastos ao Estado, o que configura inconstitucionalidade, uma vez que projetos com essa característica não podem ser apresentados pela Assembleia, a não ser haja indicação da origem dos recursos para novos gastos. Por isso, Esmeraldo disse que entregou pessoalmente ao governador tal proposta para que o Executivo apresente ao Legislativo a matéria para análise. 

“Renato Casagrande vai ficar na história porque nenhum estado da Federação teve a capacidade, a lembrança e a boa vontade de trabalhar, de ajudar, de levar essa ajuda financeira para essas pessoas. Será um exemplo para todo o país”, projetou, ao mesmo passo em que cobrou urgência ao governador. 

Vila Rubim

O deputado Mazinho dos Anjos (PSDB) rebateu matéria publicada em um jornal digital do estado que, segundo ele, comentou discurso feito por ele a respeito da situação da Vila Rubim, especialmente na Praça Manoel Rosendo. 

“Existe uma irregularidade generalizada no local. Para o uso do espaço público tem que ter concessão pública. A ação da prefeitura foi correta”, disse, ao se referir ao comércio ilegal existente no local. Ele concordou com a ação da Prefeitura de Vitória de remoção dos boxes que estariam sendo utilizados irregularmente, com falta de higiene, e até venda de drogas, segundo o deputado.   

Água e energia no sul

A qualidade da água no município de Irupi foi criticada pelo deputado Coronel Weliton (PTB). O deputado cobrou providências para a questão, pois lembrou que os consumidores pagam a taxa que a Cesan cobra para garantir a qualidade da água. Outro assunto foi a defasagem da distribuição de energia elétrica na região do Caparaó. “Hoje os novos equipamentos usados pelo produtor precisam de energia. Os produtores estão tendo prejuízo pela qualidade da energia distribuída”, disse.

Esporotricose

A deputada Janete de Sá (PSB) chamou a atenção para a esporotricose, doença que acomete os felinos e pode se espalhar para outros animais e até para seres humanos. Trata-se de uma zoonose provocada por um fungo que é encontrado em areias de vários ambientes, como parquinhos, grama, lixo e outros locais. 

A deputada informou que há um aumento do número de casos da zoonose no município de Linhares e que, por conta disso, muitos gatos estão sendo perseguidos e até mortos.

Janete lembrou que a doença tem tratamento e defendeu ações preventivas por parte da vigilância epidemiológica. Também condenou aqueles que decidem culpar os felinos pela transmissão da doença e persegui-los ao invés de oferecer o tratamento adequado e não o extermínio de animais. 

Primeiro de Maio

No início da fase das comunicações, o deputado Alexandre Xambinho (PSC) apresentou um vídeo de três minutos protagonizado pelo fotógrafo da Casa Antônio Carlos Sessa Neto, o Tonico, por conta do Dia Internacional do Trabalhador, comemorado no dia 1º de maio. Xambinho disse que homenageando Tonico homenageia todos os servidores da Assembleia. 

No vídeo, Tonico explica seu trabalho e o acervo que acumulou em mais de 60 anos de atividade. Vários deputados elogiaram e destacaram a importância do trabalho de Tonico e dos demais trabalhadores.  

Alcântaro Filho propõe medida temporariamente até que o Plano de Segurança Escolar do governo seja implementado

Deputado quer vigilância armada em escolas

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Deputado quer vigilância armada em escolas

publicidadespot_img
Vitória
nuvens quebradas
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
78 %
1.5kmh
75 %
qui
25 °
sex
29 °
sáb
30 °
dom
30 °
seg
25 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também