24.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

​Dia de Agroecologia debate uso de fontes alternativas de água em Vila Velha – Notícias de Vila Velha


Um debate sobre o uso responsável de fontes alternativas de água na produção agrícola será o principal tema do Dia Especial de Agroecologia, dedicado exclusivamente ao aprimoramento laboral dos produtores rurais de Vila Velha. O evento acontece na tarde desta terça-feira (21), na propriedade da empresa Xuri Alimentos Saudáveis, situada na Rodovia ES-388 km 16, no Xuri.
 
O encontro, que reunirá principalmente representantes da agricultura familiar canela-verde, é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Vila Velha e o Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper) e a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Espírito Santo.
 
Palestra
 
O ponto alto do evento será a palestra sobre o tema Aproveitamento de Fontes Alternativas de Água, Energia Química e Nutrientes em Agroecologia, que será proferida por dois especialistas no assunto: o engenheiro e professor do Departamento de Engenharia Ambiental da Ufes, Ricardo Franci Gonçalves, que possui pós-doutorado em Conservação de Água em Ambientes Urbanos, e as engenheira Renate Wanke, pós-graduada em Agricultura Orgânica e doutora em Engenharia Ambiental.
 
“O objetivo desta agenda é compartilhar informações e conhecimentos sobre agroecologia, e estimular nossos produtores rurais a trabalharem e a produzirem alimentos orgânicos mediante o uso adequado do solo e a preservação dos recursos naturais. Melhorando a forma de tratar os ecossistemas produtivos de modo sustentável, certamente, vamos harmonizar agricultura e ecologia”, informou o diretor de Agricultura e Pesca da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico (Semdec), Guilherme Galdino.
 
Princípios agroecológicos
 
“Agroecologia fornece os princípios ecológicos básicos para o estudo e o tratamento de ecossistemas produtivos como agroecossistemas sustentáveis. Esta ciência orienta a adoção de tecnologias e práticas em sistemas de produção, procurando imitar os processos como ocorrem na natureza, de forma a manter o equilíbrio ecológico que dá a estabilidade aos ecossistemas naturais”, explicou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Everaldo Colodetti.
 
O secretário informou, ainda, que “agroecologia” é um termo genérico que cobre muitas práticas agrícolas, como orgânica, biodinâmica e permacultura. “A agroecologia tem um papel fundamental na agricultura, pois reduz os impactos negativos da nossa produção de alimentos sobre a qualidade da água, do solo e do ar, e, claro, também sobre as florestas e os animais”.
 
Everaldo finalizou destacando outros benefícios que a agroecologia proporciona, como qualidade de vida, qualidade do alimento, sustentabilidade, valorização do trabalhador rural, rastreabilidade dos produtos e preservação do meio ambiente. “Trata-se de um modelo alternativo de produção agrícola baseado na integração e na aplicação de conceitos ecológicos e sustentáveis na produção de alimentos. Por isso é importante a participação dos nossos produtores rurais neste ciclo de palestras”.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


​Dia de Agroecologia debate uso de fontes alternativas de água em Vila Velha

Vitória
céu pouco nublado
24.4 ° C
24.4 °
23.9 °
94 %
1.5kmh
20 %
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °
sáb
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também