26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Emoção, orgulho e história: Parque de Jacarenema vira realidade em Vila Velha – Notícias de Vila Velha


No último sábado, dia 16, um evento emocionante marcou um marco histórico para Vila Velha, no Espírito Santo, com a autorização para o início das obras do Parque Natural Municipal de Jacarenema. Conquista que é fruto de três décadas de luta incansável por parte de diversos atores, ambientalistas e membros da comunidade, que se uniram em prol da preservação desse importante recurso biológico.

Jacarenema possui uma área de 346 hectares, situada em um local marcado por especulação imobiliária, extração de areia, denúncias de invasões e crimes ambientais, que agora se transformará em local de referência para a educação ambiental, preservação e recuperação do meio ambiente na cidade de Vila Velha.

O prefeito Arnaldinho Borgo ressaltou a importância histórica da implantação do parque e agradeceu aos diversos atores envolvidos, incluindo a ambientalista Maria do Carmo, Petrus Lopes, Nelson Abelha e o apoio do poder judiciário. 

“Esta conquista representa um passo significativo para a preservação do ecossistema de Vila Velha e do Espírito Santo como um todo. As lágrimas que vemos hoje possuem significado, daqueles que deram a vida para proteger esse recurso nosso, canela-verde, mas que contribui e muito para a qualidade de vida dos capixabas. A semente que cada um deles plantou lá atrás, estamos regando agora, protegendo e permanecerá assim por muitas gerações”, destacou o prefeito.

Maria do Carmo, uma das figuras-chave nessa longa jornada, lembrou das dificuldades enfrentadas ao longo dos anos, desde confrontos com tratores até combate a incêndios. Sua dedicação incansável foi muitas vezes menosprezada, mas hoje vê a realização de um sonho que valeu a pena cada obstáculo enfrentado. 

“Cada vez que a gente tinha uma vitória, no outro dia a gente já sabia que no outro dia viria mais fogo para a gente apagar, mas isso nunca foi motivo de desanimo, pelo contrário. Sabíamos que esse dia chegaria e chegou, pelas mãos do gestor certo, mas fruto de integração e árduo trabalho de todos que estão aqui hoje, seja da comunidade, ambientalistas, protetores, mas também do Ministério Público, do Judiciário. Vitória coletiva que deixará um legado”, lembrou Maria do Carmo.

Nelson Abelha, outro destemido ambientalista, destacou a união de todos que fizeram parte dessa luta e a determinação em preservar Jacarenema até o fim. Este parque se tornará um centro de educação ambiental, onde as pessoas poderão conhecer e apreciar esse ecossistema incrível que desempenha um papel vital na proteção do rio que sustenta a região.

Petrus Lopes enfatizou que a criação do parque demorou muito devido ao descaso de administrações anteriores. “Ele espera que essa conquista inspire ações mais eficazes na conservação do meio ambiente em todas as áreas”, contou.

Claudio Vereza, ex-deputado estadual e pioneiro na luta pela preservação de Jacarenema, lembrou do impacto positivo que o parque terá na vida das pessoas.  “A luta popular permitiu a Jacarenema resistir a incêndios criminosos, pressões imobiliárias e desinteresse do poder público. O Parque é uma vitória de todos!”, concluiu.

A área, agora monitorada rigorosamente, cumprindo exigências do Ministério Público, contará com uma estrutura que inclui um Centro de Educação Ambiental, Posto de Fiscalização, Espaços para Oficinas Educacionais, Espaço Administrativo, além de banheiros acessíveis, bebedores e um memorial que contará a história da luta pela implementação do Parque.

O investimento de pouco mais de R$ 1,4 milhão, proveniente de compensação ambiental da iniciativa privada, foi homologado pela justiça após 15 anos de disputas legais.

Após a conclusão das obras e a implementação da Unidade de Conservação, o Parque Natural Municipal de Jacarenema será aberto ao público e se tornará mais uma sala de aula ao ar livre em Vila Velha, com auditórios, trilhas, locais para pesquisas e posto de policiamento ambiental. Esta conquista representa não apenas o renascimento do parque, mas também o início de uma nova era de educação ambiental e preservação em Vila Velha. Viva Jacarenema!

Fonte: Prefeitura Municipal de Vila Velha.
Para mais informações Prefeitura de Vila Velha acesse o site da PMVV


Emoção, orgulho e história: Parque de Jacarenema vira realidade em Vila Velha

Vitória
céu limpo
26.6 ° C
28.8 °
26.6 °
75 %
1.8kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também