25.5 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Escola recebe Caravana Holandesa com exibição de filme e debate com estudantes – Notícias de Vitória-ES

Cultura, entretenimento e aprendizado por meio da sétima arte. A Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Maria José Costa Moraes, que fica no bairro São José, é a primeira unidade de ensino de Vitória a receber o projeto “Caravana Holandesa”. Na manhã desta terça-feira (04), cerca de 52 estudantes do 7º ano tiveram a oportunidade de assistir ao filme holandês “Jogo da Vida”.

Inicialmente o cineasta e coordenador do projeto, Gustavo Moraes, conduziu um bate-papo com os estudantes apresentando um pouco da cultura holandesa, além de características territoriais e históricas do país e algumas curiosidades dos Países Baixos.

A conversa é um preparativo para uma imersão na cultura do país europeu, que aconteceu por meio da exibição do longa metragem “Jogo da Vida”, com duração de 96 minutos, com uma linguagem mais próxima da faixa etária dos estudantes para a tela, proporcionando maior interesse e engajamento das turmas.

“O audiovisual é um grande megafone, que amplia qualquer boa ideia. Ao trazer um filme de outra cultura, ao qual muitas vezes o jovem não tem acesso, trazemos outras possibilidades. No nosso bate-papo falamos de algumas coisas que percebemos, relacionando com a realidade deles aqui. São coisas que fazem os estudantes pensar”, ressaltou o coordenador do “Caravana Holandesa”.

Ainda de acordo com o cineasta, o filme aborda questões importantes que se fazem presentes na vida dos estudantes, sendo assim uma estratégia efetiva de promoção de uma reflexão sobre temas pertinentes ao público-alvo do projeto.

“Os filmes holandeses focados nesse público são muito bem feitos, são premiados internacionalmente justamente por isso, pois tratam a criança e o adolescente como ser em desenvolvimento. Ele toca em assuntos delicados, mas, suavemente, aborda questões importantes e que permeiam o cotidiano desses jovens”, completou.

Cultura e aprendizado

As turmas participaram ativamente da dinâmica, fazendo o tempo todo indagações, perguntas e colocações relacionando o modo de vida dos holandeses com a sua realidade local. A estudante Maria Clara Cabral, 13 anos, conta que ficou encantada e surpresa em conhecer uma cultura diferente.

“Achei muito importante conhecermos outra cultura, tem coisas do dia-a-dia deles que são bem diferentes do nosso. Eu não havia escutado tão profundamente, com detalhes sobre a Holanda. Foi surpreendente e creio que todos absorvemos bastante dessa oportunidade”, afirmou.

Já a estudante Kamille Ramos, 11 anos, destacou a sensibilidade que o filme trouxe à tona sobre a valorização da vida e das amizades. “Achei fantástico a maneira que o filme traz questões sérias de uma forma que parece muito com o que vivemos, nesse cotidiano de escola e estudos. O que mais chamou a atenção é que devemos valorizar a vida e as conexões, as amizades que fazemos”, ressaltou.

Caravana Holandesa

A iniciativa que acontece desde 2016, em escolas do estado do Rio de Janeiro, é uma realização da 55 CINE, em parceria com o Consulado do Reino dos Países Baixos. As Emef Suzete Cuendet, em Maruípe (quarta-feira, 05, às 8h) e Alberto de Almeida, em Santo Antônio (quinta-feira, 06, às 8h e às 14h), são as próximas a receberem o projeto.

As unidades de ensino podem escolher entre os filmes “Jogo da Vida” (Vencedor de 6 prêmios, incluindo o Troféu Rembrant de melhor filme infantojuvenil) e “Quais São as Chances?” (Indicado a melhor filme para públicos jovens no festival de Berlim).

Prefeitura de Vitória ES


Escola recebe Caravana Holandesa com exibição de filme e debate com estudantes

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
82 %
2.1kmh
0 %
dom
29 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
29 °
qui
23 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também