spot_img
27.7 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Escola Técnica de Saúde integra ações voltadas para a certificação profissional – Notícias de Vitória-ES

A Escola Técnica e Formação Profissional de Saúde de Vitória (ETSUS-Vitória) participou, nesta semana, do encontro presencial do Projeto Oficinas do Re-Saber, realizado no Ministério da Educação, em Brasília.

Participaram do evento, profissionais de instituições de ensino e centros formadores da saúde que compõem a Rede de Escolas Técnicas do SUS no Brasil. Na ocasião, os servidores vivenciaram a construção do Projeto Pedagógico de Certificação Profissional e as etapas necessárias para implementação do Projeto Re-Saber em seus municípios.

Sistema Re-Saber

O Sistema Nacional de Re-Saber representa uma iniciativa para o fortalecimento da educação profissional e tecnológica no Brasil, nas diversas áreas do saber, incluindo o setor Saúde.

O Re-Saber visa atender às demandas por certificação profissional dos trabalhadores, promovendo a inclusão socioprodutiva, incentivando a continuidade de estudos, o aumento do número de matrículas na educação profissional e tecnológica, a elevação da escolaridade e a redução da informalidade no mundo do trabalho.

“A proposta é tornar mais ágil e menos burocrática a emissão de certificação profissional a partir do reconhecimento de saberes e competências, feito por instituições públicas e privadas devidamente regulamentadas, mas garantindo a confiabilidade e transparência nos processos de avaliação, reconhecimento e certificação, que devem ser ofertados de forma gratuita para o trabalhador, como já ocorre em outros países”, disse Jaciara de Lima Romualdo, representante da ETSUS no evento.

Projeto Oficinas do Re-Saber

O Instituto Federal de Santa Catarina é o responsável pela realização da capacitação do Projeto Oficinas do Re-Saber. Foram mobilizadas 250 instituições de educação profissional em todo o território nacional.

Fazem parte das turmas profissionais das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, as redes de ensino estaduais e municipais, a Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS) e as instituições privadas, dentre outras, com interesse em ofertar o processo de certificação gratuito para os trabalhadores.

“Essa iniciativa vem contribuir para a ampliação e fortalecimento das ações de Educação Permanente em Saúde que já desenvolvemos, voltadas para o desenvolvimento e valorização dos profissionais por meio da formação, bem como para estabelecimento de parcerias que permitam atender também trabalhadores das nossas comunidades. O objetivo é poder, ainda em 2023, iniciar o primeiro processo de certificação para profissionais da saúde”, falou a diretora da Etsus, Josenan de Alcântara. 

Adesão

A ETSUS-Vitória fez a adesão ao projeto em 2022, como membro da RET-SUS, e está entre as instituições participantes. Dentre as metas e iniciativas previstas estão a elaboração e execução de Projeto Pedagógico para Certificação Profissional – PPCP para trabalhadores da saúde, em áreas prioritárias, aprovação e registro da instituição no Sistema Nacional do Re-Saber – MEC/SETEC.

“Com a participação da ETSUS-Vitória no programa de capacitação do Re-Saber teremos a oportunidade de ter em Vitória uma das unidades públicas certificadoras, o que representa uma oportunidade ímpar de promover o desenvolvimento profissional, pessoal e acadêmico de trabalhadores do SUS, e futuramente de munícipes que tenham interesse na certificação profissional na área. Isso representa mais um avanço para a Secretaria Municipal de Saúde e para nossa cidade”, frisou a secretária da pasta na capital, Joanna De Jaegher.

Prefeitura de Vitória ES


Escola Técnica de Saúde integra ações voltadas para a certificação profissional

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
27.7 ° C
31 °
27.7 °
72 %
3.6kmh
0 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também