29.4 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Escolas de Vitória são reconhecidas por projeto em defesa das abelhas – Notícias de Vitória-ES

Vitória é uma metrópole onde áreas naturais como florestas, manguezais e restingas coexistem com sua predominância urbana. Entre esses santuários ecológicos estão parques como o da Fonte Grande, da Gruta da Onça, de Barreiros, do Vale do Mulembá e de Tabuazeiro, tesouros preservados da Mata Atlântica.

Nesses refúgios, uma grande quantidade de árvores frutíferas como jaqueiras, jambeiros, abacateiros, mangueiras, ingazeiros, abiuzeiros, cajueiros, abricoteiros e pés de cajá-mirim desenvolvem-se, junto com espécies como pau-brasil, jacarandá e ipê. Esses locais são lar não apenas de um conjunto de aves, mamíferos e répteis típicos do bioma, mas também abrigam importantes polinizadores como as abelhas.

Estima-se que quase 70% dos alimentos consumidos pelos seres humanos dependem do processo de polinização realizado por esses insetos, que se destacam também pelo seu papel na preservação das matas nativas.

E foi com o objetivo de conscientizar as crianças e as comunidades sobre esse papel fundamental das abelhas no meio ambiente e na segurança alimentar que a Secretaria Municipal de Educação de Vitória se uniu ao Instituto Brasileiro de Apoio ao Desenvolvimento Social e Econômico (IBA) no Projeto SOS Abelhas.

A culminância do projeto será a cerimônia de formatura dos Guardiões das Abelhas, que ocorre nesta quinta-feira (30), às 8h e às 14h, na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Heloísa Abreu Júdice de Mattos. No evento, os estudantes, chamados de guardiões das abelhas, serão homenageados com medalhas e brindes, os professores receberão certificados de capacitação e reconhecimento como polinizadores, e os diretores das escolas comprometidas com a causa das abelhas serão agraciados com placas de mérito.

Público-alvo

Os estudantes dos 4º e 5º anos, ou seja, crianças na faixa etária de 9 a 11 anos, das Emefs Heloísa Abreu Júdice de Mattos, localizada no bairro Bela Vista, e Neusa Nunes Gonçalves, em Nova Palestina, foram o público-alvo desse esforço educacional voltado à preservação da biodiversidade e ao entendimento da relevância das abelhas para a sustentabilidade do planeta.

O projeto abrangeu formação dos professores, fornecimento de material didático, suporte pedagógico, realização de oficinas para os estudantes baseadas nos princípios da Unesco e da BNCC (Base Nacional Comum Curricular), além de uma web série de conscientização com três episódios sobre a importância desses polinizadores.

Prefeitura de Vitória ES


Escolas de Vitória são reconhecidas por projeto em defesa das abelhas

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
29.4 ° C
30.9 °
29.4 °
71 %
4.6kmh
0 %
seg
29 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
30 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também