spot_img
22.7 C
Vitória
sexta-feira, maio 17, 2024
sexta-feira, 17 maio 2024

Especialista em Gestão da Saúde cobra valorização – Notícias da ALES

Receber a mesma valorização das demais categorias típicas de Estado. Essa foi a demanda dos servidores especialistas em Gestão, Regulação e Vigilância em Saúde, apresentada aos deputados da comissão de Finanças em audiência pública na tarde desta segunda-feira (4).

Representando a categoria, o profissional Frederico Felipe Costa Tebas de Freitas explicou os ganhos para a máquina pública provocados pela atuação deles no âmbito da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa).

Frederico defendeu que são 11 anos de entrega qualificada, e destacou seis delas em sua apresentação: desburocratização sanitária; captação de recursos federais via projetos; sistema de custos hospitalares; gestão de filas auxiliando gestor e cidadão; realização de 123 auditorias entre 2020 e 2022; e também o desenvolvimento do aplicativo PPI Capixaba, que deve auxiliar os gestores estaduais na alocação de recursos federais para médias e altas complexidades.

“São seis entregas, e elas tanto melhoram o ambiente de negócio, trazendo mais receita, como também otimizam o uso de recursos públicos”, afirmou o servidor.

Conforme a Lei Complementar (524/2009), as atribuições legais do especialista seriam de Gestão e Auditoria. O convidado explicou que em pouco mais de uma década a diferença salarial do grupo chegou, em 2022, a 63% quanto à carreira de especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental e a 146% em relação aos auditores do Estado e consultores do Tesouro.

Fotos da reunião da Comissão de Finanças

Apoio

A audiência foi uma demanda colocada pelo deputado Callegari (PL). Após a explicação do servidor, o parlamentar pediu para destacar três questões: a quantidade atual de profissionais, se a categoria está concentrada ou é distribuída na estrutura da Sesa e a qual fator Frederico atribuiria a disparidade.

Segundo o especialista, hoje são 43 ativos em posições diversas pela secretaria de Saúde, inclusive espalhado nas três regionais, mas majoritariamente em trabalhos de auditoria. Para ele, a disparidade pode ser explicada pelo fato de ser uma carreira jovem que, embora, “possa ter começado um tempo depois” a caminhada pelo pleito, já teria o que mostrar.

O presidente do colegiado, deputado Tyago Hoffmann (PSB), afirmou o apoio da Ales ao pleito. “Servidores são fundamentais para a prestação de serviços públicos, e quando se fala em saúde é mais delicado, mais importante ainda que esses servidores estejam qualificados e animados em trabalhar porque falar de saúde é falar de vida”, afirmou.

Hoffmann propôs buscar uma reunião da categoria e dos deputados com o titular da Secretaria de Estado de Gestão e Recursos Humanos (Segerh), Marcelo Calmon Dias, para iniciar o diálogo de maneira mais organizada.

Também participaram da reunião, presencial ou virtualmente, os parlamentares João Coser (PT), Mazinho dos Anjos (PSDB), Engenheiro José Esmeraldo (PDT), Delegado Danilo Bahiense (PL) e Alexandre Xambinho (PSC).

Comissão de Finanças recebeu servidor que explicou trabalho de especialistas em prol da gestão e captação de recursos para a área da saúde

Especialista em Gestão da Saúde cobra valorização

Fonte: Assembleia Legislativa do ES.
Para mais informações sobre a Assembleia Legislativa do ES acesse o site da ALES

Especialista em Gestão da Saúde cobra valorização

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
20.9 °
93 %
0.9kmh
0 %
sex
29 °
sáb
30 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também