26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Esportes náuticos: caiaque e barco a vela empolgam estudantes em aula de campo – Notícias de Vitória-ES

Mais uma tarde de diversão e muito aprendizado prático. Dando continuidade ao projeto de vivência em esportes náuticos, realizado com os estudantes do 8º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) “Orlandina D’Almeida Lucas”, que fica em São Cristóvão, a turma foi até a Curva da Jurema para mais uma aula prática de esportes náuticos por impulso de força humana.

Antes de começar os trabalhos, segurança em primeiro lugar. Uma aula de primeiros socorros e procedimentos visando à segurança durante a prática de esportes na praia foi ministrada pelo Sargento Chagas, do Corpo de Bombeiros Militar do Espírito Santo (CBMES), com apoio dos guarda-vidas da Prefeitura de Vitória, que atuam no posto Salvamar.

Após a conscientização dos estudantes, que não viam a hora de adentrar no mar, o professor Randley Castro relembrou com a turma as técnicas da prática do caiaque e utilização do remo, que eles já haviam conhecido na última aula, na piscina da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Ele também explicou o circuito que fariam no mar, de forma que todos estivessem próximos e praticassem os movimentos corretos.

A grande novidade para essa aula foi o barco a vela, que possibilitou a prática da vela ou iatismo, esporte olímpico que os estudantes só conheciam pela televisão. A estudante Lara Francesca ficou feliz com a oportunidade de conhecer o esporte. “Nunca havia pensado que teria uma aula assim, na praia e podendo andar em um barco a vela. Foi muito legal, e também gostei muito da aula de primeiros socorros, agora me sinto mais segura no mar e sei o que fazer caso haja problemas”, contou.

A estudante Jéssica Lopes, que é atendida pela educação especial, fez questão de aproveitar o máximo possível o caiaque e o barco a vela. “Temos que ter muito cuidado e fazer tudo sempre com segurança. Foi muito legal poder aprender aquele dia na piscina e agora botar em prática no mar de verdade. Pela primeira vez na vida pude praticar esses esportes graças a esse projeto”, contou.

Múltiplas aprendizagens

O professor Randley considera que a atividade na praia foi o momento mais importante dentro do projeto.

“Com certeza foi o momento mais importante até agora na nossa jornada. No último, mês estávamos discutindo e experimentando as modalidades náuticas de modo adaptado nos espaços da escola e na piscina, mas vivenciar esses esportes no mar, no ambiente habitual em que são praticados, foi essencial para que os estudantes sentissem as emoções e sensações provocadas pelo contato com a areia, com o mar, com o vento e com os equipamentos. Foi uma experiência enriquecedora, de múltiplas aprendizagens”, disse.

O projeto

Os trabalhos são coordenados pelo professor de educação física Randley Castro, com apoio da pedagoga Fernanda Santos, e contou mais uma vez com uma parceria da agência de turismo de aventura Alma Nativa e da escola de vela Vix Náutica, que forneceram os equipamentos necessários e apoiaram o ensino técnico.

A aula diferenciada, levando os esportes náuticos para dentro da escola, faz parte do mestrado profissional cursado pelo professor Randley Castro na Ufes, e tem o objetivo de investigar as possibilidades e estratégias pedagógicas para o ensino dos esportes náuticos na Educação Física escolar. O projeto prevê a realização de 20 aulas planejadas pelo professor para trabalhar esse conteúdo.

Essa foi a terceira saída pedagógica da turma com o professor. A primeira foi em um piquenique no Parque Horto de Maruípe, e a segunda foi no parque aquático da Ufes, em que os estudantes tiveram o primeiro contato com o caiaque e também conheceram o Stand Up Paddle.

Prefeitura de Vitória ES


Esportes náuticos: caiaque e barco a vela empolgam estudantes em aula de campo

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
26 ° C
26 °
25.9 °
86 %
2.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também