spot_img
23.3 C
Vitória
sexta-feira, maio 17, 2024
sexta-feira, 17 maio 2024

Estudantes conhecem mais sobre o barro usado pelas paneleiras no Vale do Mulembá – Notícias de Vitória-ES

Conhecer um pouco mais sobre o barro usado para a produção das famosas panelas de barro e todo o meio ambiente envolvido. Assim foi a manhã desta quinta-feira (17), para 34 estudantes do 7° ano e professores da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) São Vicente de Paulo, que fica no Centro de Vitória. Eles foram levados a refletir sobre a importância deste bioma para nossa cidade, a importância do ofício das paneleiras e do protagonismo juvenil na preservação do meio ambiente.

No Vale do Mulembá, os estudantes aprenderam sobre o parque da capital, que abriga espécies da fauna e flora da Mata Atlântica ameaçadas de extinção e sobre o patrimônio imaterial da fabricação artesanal de panelas de barro. 

A ação educativa de interpretação ambiental faz parte do cardápio de atividades do Centro de Educação Ambiental (CEA) do Parque.

A visita surgiu do planejamento do CEA do parque com a pedagoga Joana Penha de Souza, com a intenção de possibilitar aos estudantes conhecimentos para além dos muros da escola, como discutir a paisagem natural e urbana, tendo em vista o diálogo entre a geografia e a educação ambiental, a partir das trilhas do Parque.

O momento foi de vivência na Mata Atlântica de Encosta e contou com a condução do educador ambiental e geógrafo Wilson de Souza, do CEA do Parque, que realizou a interpretação Ambiental como metodologia participativa na trilha pelo parque, com destaque para a importância da Mata Atlântica de encosta para Vitória.

Parque Vale do Mulembá

 Criado por meio do Decreto Municipal nº 11.505 em 2002, o Parque Natural Municipal Vale do Mulembá foi reaberto ao público em setembro de 2021, com a entrega de estruturas totalmente novas, como Centro de Visitantes, Centro de Educação Ambiental e Cultural, auditório, banheiros que atendem aos padrões de acessibilidade e Módulo de Apoio aos Tiradores de Barro, que representa e valoriza o trabalho ancestral das paneleiras. É uma unidade de conservação que possibilita ao público visitante lindas paisagens e trilhas em ambiente de Mata Atlântica.

Além dessas estruturas, o Parque ganhou cercamento, pórtico de entrada, vias de circulação interna e estacionamento, oferecendo novas opções para o convívio com a natureza e para o desenvolvimento de atividades de educação, de pesquisa e de valorização do patrimônio cultural, como a produção da panela de barro.

Com uma área correspondente a quase 200 campos de futebol, no Maciço Central de Vitória, o Parque Natural Municipal Vale do Mulembá apresenta topos como o Morro do Parapente, com 185 metros de altitude, fauna silvestre e nascentes. Segundo estudos arqueológicos, a atividade de extração do barro é realizada há aproximadamente 400 anos, e o processo de produção das panelas de barro conserva até hoje todas as características das práticas dos grupos nativos das Américas, ou seja, as realizadas antes da chegada dos europeus e dos africanos.

Funcionamento do Parque
Terça a domingo, inclusive feriados, das 8 às 17h.
Fechado às segundas-feiras, para manutenção.

Prefeitura de Vitória ES


Estudantes conhecem mais sobre o barro usado pelas paneleiras no Vale do Mulembá

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.3 ° C
23.3 °
22.9 °
96 %
1kmh
0 %
sex
29 °
sáb
30 °
dom
29 °
seg
28 °
ter
25 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também