24.9 C
Vitória
quinta-feira, maio 2, 2024
quinta-feira, 2 maio 2024

Estudantes conquistam medalha de bronze na Maratona Cactus de Matemática – Notícias de Vitória-ES

Copa do Mundo e Matemática? Dribles, lances, habilidades dos jogadores. O maior torneio de futebol do mundo foi o tema da 3ª edição da Maratona Cactus de Matemática e, pelo segundo ano consecutivo, os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental Heloísa Abreu Júdice de Mattos, em Inhanguetá, conquistaram a medalha de bronze!

A professora de Matemática Carolina Mota contou que os estudantes estavam muito ansiosos para a maratona de 2022 e o principal motivo foi ver os amigos participando no ano passado, se engajando e relatando para eles como foi incrível a experiência.

Para a educadora, a escola estimular e enxergar torneios e competições como a Maratona Cactus é uma oportunidade para trazer os estudantes para perto da escola, trabalhar conhecimentos adquiridos em sala de aula através de resolução de problemas e criar oportunidades para que eles compreendam e expandam todas as suas potencialidades.

“A Maratona Cactus me proporcionou competir em nível nacional, e pude colocar em prática os meus conhecimentos matemáticos, adquiridos ao longo do tempo. Foi uma experiência extraordinária participar junto aos meus amigos, mostrar que somos capazes de ir mais além, acreditando sempre no nosso potencial e que chegaríamos a ser medalhistas nacionais. As questões da prova foram diferentes, divertidas e bem elaboradas. Esperamos levar essa experiência para mais pessoas e incentivá-las a participarem e acreditarem em seus potenciais”, destacou Clara Morena, estudante do 9⁰ ano C, participando pela segunda vez e segunda vez medalhista.

Para Ana Luyza Batista, da mesma turma, o sentimento pela conquista é de orgulho. “Foi incrível passar por essa experiência junto com os meus colegas de classe e ainda mais conseguir ficar em terceiro lugar competindo com as escolas do Brasil. É uma grande conquista pra mim ganhar essa medalha de bronze na primeira vez que eu participo, parabenizo o meu grupo pelo esforço, dedicação, paciência e parceria, sem isso a gente não conseguiria. Por último, e muito importante, não poderia deixar de agradecer a minha professora, Carolina Mota, por nos ajudar nas dúvidas, fazer com que não desistimos, por confiar e nos convidar a participar dessa e de outras oportunidades maravilhosas, eu dedico essa medalha a ela e a todos os estudantes da nossa escola, vou levar pra minha vida toda e tenho orgulho de dizer que faço parte da família Heloísa”.

Aprendizagem

Os desafios da Maratona Cactus, além de proporcionar e estimular o conhecimento da Matemática e do raciocínio lógico, trabalham habilidades como trabalho em equipe, capacidade de resolução de problemas e criatividade para pensar em como resolver a apresentar a solução.

“Ficamos muito orgulhosos com o desempenho dos nossos estudantes e com o engajamento deles com o desafio. A escola acredita muito no potencial de cada um deles e por isso incentivamos sempre eles a participarem de torneios e competições para que eles consigam desenvolver suas habilidades”, destacou a diretora da unidade de ensino, Doris de Oliveira.

A maratona

A Maratona Cactus de Matemática visa a desafiar os estudantes através de desafios matemáticos contextualizados e que desenvolvam o raciocínio lógico também. Realizada pela Associação Cactus, estudantes do Brasil inteiro de escola pública podem participar.

Este ano, foram mais de 360 escolas e mais de 25 mil estudantes participando da última fase, na qual os estudantes da Emef Heloísa Abreu Júdice de Mattos conseguiram resolver o desafio e ficaram entre as melhores escolas, com medalha de bronze.

“Eu sempre enxergo toda e qualquer ação escolar voltada para aprendizagem do estudante como positiva, e a Maratona é uma delas, porque cria um ambiente no qual a criança consegue se inserir e enxergar a Matemática através de outros contextos, além daquele conteúdo maçante de sala de aula. Os estudantes ficam com aquela ansiedade boa, com frio na barriga, perguntam a matéria que vai cair para estudar, ficam felizes quando sabem o resultado e o ponto principal para mim é o quanto eles passam a acreditar neles e na capacidade deles. É um resgate para a autoestima dos alunos, principalmente após essa volta para o ambiente escolar pós-pandemia, quando eles se sentiam muito perdidos e sem perspectiva de futuro e realmente essas competições vem mudando isso”, afirmou a professora Carolina Mota.

A maratona acontece em duas etapas, a primeira, na qual as equipes competem entre si e uma passa representando a escola e as outras podem continuar participando para ganhar certificado. Os grupos que não passaram como representantes continuaram animados com os desafios que vinham e apoiaram muito os amigos que representavam a escola.

Prefeitura de Vitória ES


Estudantes conquistam medalha de bronze na Maratona Cactus de Matemática

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu pouco nublado
24.9 ° C
24.9 °
24.9 °
88 %
1.5kmh
20 %
qui
31 °
sex
31 °
sáb
29 °
dom
27 °
seg
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também