spot_img
22.9 C
Vitória
terça-feira, maio 14, 2024
terça-feira, 14 maio 2024

Estudantes da capital realizam exposição no Museu do Pescador – Notícias de Vitória-ES

Evidenciar paisagens e cenas do cotidiano que eternizaram as belezas da Grande São Pedro. Essa foi a proposta do projeto “Território”, realizado com os estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Lenir Borlot, e que resultou numa bela exposição que está instalada no Museu Histórico da Ilha das Caieiras “Manoel Passos Lyrio”, também conhecido como Museu do Pescador.

A exposição, que também conta com imagens da evolução territorial da região com narração dos estudantes, por meio de QR Codes e maquetes representativas do Rio Santa Maria da Vitória, foi prestigiada nesta sexta-feira (10) pelo prefeito de Vitória, Lorenzo Pazolini, e pela secretária de Educação, Juliana Rohsner.

Pazolini ficou encantado com as produções dos estudantes e parabenizou os alunos pelo belo trabalho que realizaram, dizendo que ficou evidente que foram feitos com muito zelo e carinho.
“É um prazer enorme poder estar com vocês aqui na manhã desta sexta-feira, num movimento tão significativo para a educação e para a comunidade. Vocês souberam encontrar de fato as cenas que mostram a nossa cidade, mostrando as belezas únicas que são encontradas aqui na região da Grande São Pedro. Vocês têm o ‘DNA’ de quem realmente ama a cidade. Então estão todos de parabéns, alunos, educadores e comunidade escolar. Em nossa gestão, temos tido um olhar carinhoso, trazendo investimentos para essa região, de acordo com o que essa comunidade merece”, disse o prefeito.

A secretária de Educação, Juliana Rohsner, falou sobre os benefícios educativos alcançados pelo projeto, como protagonismo, autonomia, fortalecimento de vínculos com a região e valorização do território. “A educação é uma potência, e ela resgata o cuidar, o zelo, o encantamento. Agradeço ao prefeito, que tem nos oportunizado cuidar de todas as regiões. É muito significativo estar aqui, vendo o resultado de um trabalho pedagógico potente, que faz a diferença. Parabéns a toda a equipe escolar, e principalmente aos estudantes, protagonistas dessa história”, destacou.

Quem também expressou toda sua gratidão e emoção em palavras foi a diretora da Emef, Maria Aparecida. “Esse projeto de valorização do território nós já temos desenvolvido há cerca de cinco anos, porque temos um olhar muito atento para isso. Em nossa escola, as crianças aprendem desde cedo a conhecer a cultura, a valorizar a região, criando um sentimento de pertencimento”, disse.

Dentre a empolgação em ver suas obras sendo prestigiadas, as estudantes Gabrieli e Yasmin, do 3º ano, falaram sobre o sentimento de ver os trabalhos produzidos por elas em uma exposição num museu histórico da cidade. “Nos sentimos como verdadeiras artistas! Esse projeto foi muito legal, e ficamos muito felizes de ver o prefeito e a secretária vindo aqui ver o que fizemos”, disseram.

O projeto

O “Projeto Território” é uma ação desenvolvida na Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Lenir Borlot, em São Pedro, que envolveu os alunos nos estudos sobre a territorialização da Grande São Pedro, com foco nos ambientes natural, geográfico e construído, com vistas à valorização e fortalecimento da história local e da mobilização social na evolução da região.

A exposição instalada no Museu do Pescador pode ser prestigiada por visitantes até a próxima terça-feira (14). A classificação indicativa é livre, a entrada é franca e o museu funciona de segunda a sexta-feira, das 9 às 17 horas. Não é necessária a realização de inscrição prévia para visitação do espaço.

Prefeitura de Vitória ES


Estudantes da capital realizam exposição no Museu do Pescador

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
22.9 ° C
22.9 °
22.9 °
94 %
0.5kmh
0 %
ter
30 °
qua
27 °
qui
26 °
sex
29 °
sáb
27 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também