23.8 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Estudantes da rede municipal de Vitória são reconhecidos por mérito estudantil – Notícias de Vitória-ES

A noite desta terça-feira (28) foi de homenagem aos estudantes que se dedicaram e sobressaíram na jornada escolar 2023. Fruto de uma iniciativa conjunta entre a Secretaria Municipal de Educação de Vitória (Seme) e o Rotary Club Jucutuquara, a cerimônia foi realizada no Teatro Sesc Glória, no Centro, e teve como objetivo enaltecer o desempenho acadêmico e a frequência escolar dos educandos, além de valorizar o espírito colaborativo entre os colegas.

Os homenageados foram divididos em diferentes categorias: Estudante Destaque do 5º ano do Ensino Fundamental, para os que demonstraram desenvolvimento acadêmico e presença constante na escola; Estudante Destaque do 9º ano do Ensino Fundamental, para aqueles que mostraram crescimento acadêmico e destacaram-se pela assiduidade; e Melhor Companheiro da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para aqueles estudantes que sobressaíram no relacionamento interpessoal e na assiduidade.

O evento contou com a presença do prefeito da capital, Lorenzo Pazolini; da secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner; do presidente do Rotary Jucutuquara, Márcio Valentim; e do governador do distrito 4751 do Rotary Club, Ricardo Pinho, além dos familiares dos estudantes, que compareceram em peso, diretores das escolas, profissionais da Secretaria de Educação de Vitória e diversos rotarianos.

Marcado por entusiasmo e gratidão, o evento encantou estudantes, pais, professores, autoridades e convidados, que foram calorosamente recebidos para celebrar os notáveis destaques. O presidente do Rotary Club Jucutuquara, Márcio Valentim, ressaltou que a educação é o maior patrimônio que todos podem ter e que, por meio da educação, cada um poderá construir a sua história e contribuir significativamente para a sociedade e suas famílias.

Valentim destacou que o reconhecimento conferido pelo Prêmio Mérito Estudantil carrega um simbolismo de imensa importância, pois não se homenageia apenas aqueles que se destacam como estudantes, mas também aqueles que sobressaem como companheiros, apoio, referência e contribuição diária em diversos aspectos. “Esta simbologia demonstra que o conhecimento, aliado ao companheirismo, ao relacionamento, move várias rodas e faz com que vocês possam chegar a lugares de destaque, que possam alcançar os seus méritos, conquistar as suas vitórias e contribuírem para o bem coletivo”, disse o rotariano.

Marcio contou que foi em 1938, um período em que a cidade de Vitória era notavelmente menor e a comunidade era mais próxima, que o Rotary Internacional iniciou a tradição de reconhecer e valorizar indivíduos que se destacavam pela sua dedicação à educação. “Quase 80 anos se passaram desde então, e o Rotary, fiel à sua missão de contribuir, premiar e destacar, está aqui hoje feliz em poder mostrar para a comunidade o mérito que merecem esses estudantes”.

Por fim, o presidente do Rotary Club Jucutuquara expressou profundo agradecimento aos professores, que, na avaliação dele, são figuras fundamentais na vida de todos e merecedores de respeito e reconhecimento. “São eles, efetivamente, os guias que conduzem as crianças pelo caminho do aprendizado, mostrando-lhes como é a estrada que elas devem percorrer e aonde essa estrada pode levar”, concluiu.

União

O prefeito Lorenzo Pazolini disse que as palavras de Mário Valentim ressoaram fortemente, enfatizando a relevância da proximidade e da união, um aspecto valorizado por todos os rotarianos. “O Rotary, como ouvimos da história compartilhada aqui, teve sua origem modesta, com quatro indivíduos unidos por um propósito altruístico de disseminar o bem. O que testemunhamos hoje na cidade é exatamente isso: uma união em prol dos vitorienses, especialmente em benefício da juventude e da sociedade mais necessitada”, disse o administrador da cidade.

Pazolini destacou, ainda, o papel primordial da educação, o investimento central que toda gestão pública deve priorizar. “A educação tem um papel essencial e é o principal investimento que toda gestão e todo gestor público deve prezar. Por isso, essa noite tem uma simbologia muito grande. Além de reconhecermos os talentos, eu tenho certeza de que cada familiar, cada jovem, aqui, vai sair com a esperança no coração renovada. A esperança de dias melhores, a esperança de uma sociedade mais fraterna, mais igual, mas a esperança, principalmente, de que é possível conviver em harmonia, dialogando, construindo junto políticas públicas que são exemplo para o Brasil”, comentou o prefeito.

Um caloroso agradecimento à secretária municipal Juliana Rohsner e a todos os profissionais da educação, reconhecendo o esforço conjunto desses indivíduos, selaram a fala do prefeito. “Professores, famílias, funcionários da portaria, merendeiras, equipe de limpeza: ao longo de dois anos e onze meses realizaram uma revolução silenciosa, porém planejada, que gerou frutos para a cidade”.

“Recentemente, pude representar Vitória em eventos que diziam respeito não só ao Brasil, mas a toda a América Latina, e nós saímos consagrados. Vitória recebeu um prêmio que representa muito do que nós queremos e muito do que é essa noite. Nós lutamos com gigantes como São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Cuiabá, com todas as capitais do Brasil, e fomos eleitos por um instituto que não é vinculado a partido político, nem a poder público. Hoje, temos um reconhecimento como a melhor educação pública dentre todas as capitais do Brasil. Então, sejam bem-vindos, aproveitem esse momento, que é um momento muito simbólico, é um momento solene, e é um momento em que nós podemos, de fato, comemorar os bons resultados produzidos pela educação pública”, destacou o prefeito.

Todos merecem

A secretária municipal de Educação, Juliana Rohsner, agradeceu ao Rotary pela oportunidade, ressaltando o impacto dessa parceria em benefício da educação. A gestora destacou que a Secretaria de Educação tem se empenhado em valorizar os estudantes em todas as escolas da rede municipal de ensino, seguindo o que o prefeito pediu a ela quando a convidou para ser secretária de Educação de Vitória.

Com 20 anos de experiência como professora, Juliana compartilhou seu orgulho pela profissão e enfatizou seu compromisso ao assumir a Secretaria de Educação. Ela ressaltou a importância de oferecer educação de qualidade em todas as escolas, independentemente das dificuldades enfrentadas por algumas comunidades.

“Quando o prefeito me fez esse convite para vir cuidar da Educação, eu perguntei a ele qual era o principal objetivo e ele disse: a gente precisa garantir que em todas as escolas tenha uma educação pública de qualidade. Lá no alto do morro, onde as famílias têm maior dificuldade, onde as famílias por vezes não estão conseguindo acompanhar seus filhos, e não é porque não querem, é porque saem o dia inteiro para trabalhar, e por vezes a referência dessas crianças é na escola, é nesses espaços que a gente tem que promover a melhor educação. E eu estou muito orgulhosa, prefeito! Nós tivemos recentemente o resultado da aprovação no Instituto Federal. E nós tivemos aprovação em todos os territórios. São 75 estudantes da nossa rede aprovados, e pra gente isso é muito significativo. É esse compromisso que eu quero trazer esta noite. Esse compromisso de garantir a educação pública de qualidade em todas as escolas”, contextualizou a secretária.

A gestora destacou, ainda, que a premiação promovida pelo Rotary não se limita apenas aos resultados acadêmicos, mas também valoriza as habilidades pessoais e sociais dos estudantes, enfatizando que todos os que estavam ali mereciam o reconhecimento. “Ninguém está aqui por acaso. O Rotary não faz uma escolha só pelo resultado. O estudante que está aqui hoje, família, saiba disso, ele tem qualidade técnica em Português, em Matemática, ele foi escolhido pelo seu resultado de nota, pela frequência escolar, que depende da família, daquele incentivo matinal diário, e o comportamento, a empatia, a maneira como ele lida com os outros, a forma como ele ajuda quem ainda não sabe. Então é, de fato, uma premiação que vê o sujeito de forma integral. Pode encher o Instagram de foto, podem compartilhar com a família porque todos os que estão aqui merecem muito essa homenagem”, concluiu.

Atributos

A diretora da Escola Municipal de Ensino Fundamental (Emef) Éber Louzada Zippinotti, Evania Nunes De Angeli Castelloes, destacou os atributos dos estudantes indicados pela escola para serem homenageados: “Cada estudante tem qualidades únicas. Um é destaque no esporte, uma liderança positiva que agrega e aproxima os estudantes de diferentes idades. Outra tem excelentes notas, é bolsista PIBIC e foi aprovada em 1º lugar dentre a cotas para o curso de Edificações no Ifes. Há, ainda, uma estudante educadíssima, com excelentes notas e sempre disposta a ajudar; e o outro tem as melhores notas da turma, é determinado, sempre quer mostrar o máximo de seu potencial, se desafia a fim de alcançar evolução pessoal e estimula os colegas a também conseguirem bons resultados”, contou a gestora escolar.

A Calline Huebra da Silva, mãe do Enzo, do 5º ano da Emef Juscelino Kubitschek, não conseguia esconder a emoção de saber que o filho estava sendo reconhecido por seus méritos educacionais. “É uma emoção muito diferente, até porque em anos anteriores ele estava meio bagunceiro, e hoje, nossa, ver isso é muito emocionante, muito gratificante”, disse. Quem também estava toda orgulhosa na plateia era a Aline Alves dos Santos, mãe da Marya Luiza Alves Moreira, estudante da Emef Rita de Cássia Oliveira. Emocionada, ela disse que estava muito feliz porque a filha é sempre elogiada nas reuniões de pais e professores. “Quando eu recebi a mensagem eu fiquei toda boba. Eu estou feliz porque, apesar de ela não ser aquela menina que fica agarrada aos livros dentro de casa, as notas dela são superboas, ela já passou de ano e com as notas todas acima da média”, contou a mãe coruja.

O estudante Arthur Martinelli Santiago, do 9º ano da Emef Orlandina D´Almeida Lucas, estava muito feliz pelo reconhecimento. “Eu estou muito feliz, muito grato, primeiramente a Deus, por tudo o que aconteceu. E também aos meus professores e aos meus pais, por sempre me fazerem me dedicar mais até chegar aqui. Estou muito feliz por estar aqui. Eu sempre tentei fazer o melhor que eu podia, tanto em nota, quanto nas atividades, em tudo o que a escola oferece”, comentou.

Prefeitura de Vitória ES


Estudantes da rede municipal de Vitória são reconhecidos por mérito estudantil

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
nuvens quebradas
23.8 ° C
23.9 °
23.8 °
92 %
2.1kmh
75 %
sáb
27 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também