spot_img
29.4 C
Vitória
sábado, maio 18, 2024
sábado, 18 maio 2024

Estudantes se envolvem em atividades de contação de histórias – Notícias de Vitória-ES

Luis Oliveira

Circuito de Contação de Histórias do Cmei Ocarlina Nunes Andrade. (ampliar)

Estimular a imaginação, promover o contato com histórias de diferentes autores da literatura infantil e ainda favorecer a troca de experiências e afeto entre as crianças. Esses foram os objetivos do “Circuito de Contação de Histórias” do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Ocarlina Nunes Andrade, em São Cristóvão.

Todos os 179 pequenos matriculados no turno vespertino da unidade de ensino foram envolvidos no circuito. Aproveitando os novos painéis lúdicos do pátio como cenário, foram contadas histórias como “Amin, o garoto perdido” e “João e o Pé de Feijão”, além de histórias cantadas e momentos de musicalização.

A iniciativa foi coordenada pelas professoras Gislane Azevedo e Sandra Miguel, com apoio da pedagoga Lessandra Oliveira. “Nós trabalhamos com contação de história há bastante tempo aqui no Cmei. São momentos importantes em que podemos passar conceitos de uma forma mais lúdica, como em uma das histórias, em que falamos sobre afeto e família”, disse a professora Gislane.

Luis Oliveira

Contação de história

Circuito de Contação de Histórias do Cmei Ocarlina Nunes Andrade. (ampliar)

Participação

A pequena Luiza Endlich, do grupo 6, disse que o que mais chamou sua atenção foi a parte da história “Amin,o garoto perdido” que tinha uma música. “Gostei muito de hoje, a música foi a parte mais legal, vou contar para todo mundo como foi a atividade”.

Já o pequeno Pablo Corrêa, também do 6º ano, disse que gostou da história com os fantoches. “A história foi muito legal, e o que mais chamou minha atenção foram os bonecos. Aprendi que não devemos desobedecer nossos pais”.

A coordenadora de Educação Infantil da Secretaria Municipal de Educação (Seme), Fernanda Vilela, explicou que a contação de histórias é uma ferramenta pedagógica que ajuda no desenvolvimento dos pequenos.

“A contação de histórias é uma rica possibilidade de ampliar as experiências vivenciadas pelas crianças no contexto da Educação Infantil. Estimular a imaginação, incentivar a criatividade, oportunizar as enunciações infantis a partir das diferentes interações configura-se como potente possibilidade de promover o desenvolvimento infantil”, disse.

Luis Oliveira

Contação de história

Circuito de Contação de Histórias do Cmei Ocarlina Nunes Andrade. (ampliar)

Dia Internacional do Contador de Histórias

O Dia Internacional do Contador de História é celebrado no dia 20 de março no Brasil e outros países pelo mundo. Por isso, diversas unidades de ensino da rede pública de Vitória tiveram atividades comemorativas, como as Escolas Municipais de Ensino Fundamental (Emef) Álvaro de Castro Mattos, em Jardim da Penha; Adão Benezath, em Antônio Honório; João Bandeira, em Consolação; Aristóbulo Barbosa Leão, em Bento Ferreira; Mauro Braga, em Santa Tereza; Alvimar Silva, em Santo Antônio, além do Cmei Silvanete da Silva Rosa Rocha, em Comdusa.

“Essa data nos convida principalmente pela oportunidade que temos em apresentar outras histórias, as histórias não contadas ao longo dos séculos, ou seja, as histórias com matrizes africanas, afro-brasileira e indígenas”, destacou Noelia Miranda, integrante da Comissão de Estudos Afro-brasileiros (Ceafro) e da Comissão de Educação das Relações Étnico-Raciais (Cerer) da Seme.

O “Circuito de Contação de Histórias” é uma atividade do projeto Viagem pela Literatura, desenvolvido pela Biblioteca Pública Municipal Adelpho Poli Monjardim.

Fonte: Prefeitura Municipal de Vitória.


Estudantes se envolvem em atividades de contação de histórias

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
30.5 ° C
31.9 °
30.5 °
66 %
5.7kmh
0 %
sáb
30 °
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também