23.8 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Evento Reconecta destaca ações de inclusão do governo estadual

Governo do Estado marca presença no Reconecta com diversas ações voltadas para a inclusão e acessibilidade

Nos dias 4 e 5 de março, o Governo do Estado estará participando ativamente da Conferência e Exposição Estadual de Inclusão e Acessibilidade, o Reconecta, expondo serviços, políticas públicas e ações na área. O evento, organizado pelo Ministério Público do Trabalho no Espírito Santo (MPT-ES) e entidades parceiras, acontecerá na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 17ª Região, em Vitória, das 14h às 19h. E não para por aí, a programação se estenderá até o dia 7, com 80 horas de programação simultânea dedicada à busca por soluções e políticas de integração, inclusão e acessibilidade.

A Secretaria de Direitos Humanos (SEDH), por meio da Gerência de Políticas para Pessoas com Deficiência, terá participação ativa no evento. No espaço da SEDH, os visitantes terão acesso ao Levantamento de Dados Socioeconômicos de Pessoas com Deficiência, elaborado pela Secretaria, por meio de pesquisa. Além disso, a SEDH divulgará a Central de Interpretação em Libras (CIL), serviço gratuito oferecido pelo Governo do Estado, que possibilita a comunicação das pessoas surdas em órgãos públicos, como hospitais, cartórios e unidades de saúde, entre outros, via aplicativo. E para saber mais sobre este serviço, basta acessar o site da SEDH.

A Secretaria de Trabalho, Assistência e Desenvolvimento Social (Setades) também participará do evento com o Sistema Nacional de Emprego (Sine), reforçando o compromisso de promover um ambiente de trabalho mais inclusivo e diversificado, ofertando 750 vagas de emprego destinadas para pessoas com deficiência.

O Instituto Estadual de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon-ES) estará à disposição do público, oferecendo atendimento especializado voltado para as demandas das pessoas com deficiência. Além disso, serão promovidos bate-papos e reflexões sobre temas como violência obstétrica e os direitos das mulheres com deficiência durante a gestação, parto e nascimento.

A Secretaria da Educação (Sedu) apresentará as atividades desenvolvidas nas escolas, as tecnologias assistivas e as produções de materiais pedagógicos acessíveis, entre outras iniciativas. Já a Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) participará do evento com o QualificarES, programa que tem contribuído para popularizar a linguagem de libras, essencial para a inclusão de deficientes auditivos.

A Secretaria da Saúde (Sesa) irá atuar no evento com palestras e exposição dos serviços voltados para a Pessoa com Deficiência, incluindo o Serviço Especializado em Reabilitação para Deficiência Intelectual e Transtornos do Espectro Autista (SERDIA) e o Centro de Reabilitação Física do Espírito Santo (Crefes).

O Departamento Estadual de Trânsito do Espírito Santo (Detran|ES) estará presente para fornecer informações sobre os procedimentos para a obtenção da primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) da Pessoa com Deficiência (PcD) ou como realizar a renovação do documento, e como solicitar a Credencial de Estacionamento para PcDs ou pessoas com mobilidade reduzida.

E para encerrar, o coordenador Estadual de Inovação e Desenvolvimento Tecnológico, Victor Murad, irá falar sobre o avanço das ações para a transformação digital do Governo do Espírito Santo, por meio da criação do Portal Único de Informação e Bases Integradas.

O evento promete ser uma grande oportunidade de diálogo e aprendizado, reunindo diversas instituições e órgãos do Estado em prol da inclusão e acessibilidade, demonstrando o comprometimento do Governo em promover igualdade de oportunidades e acessibilidade para toda a população capixaba.

Fonte: Governo ES

Vitória
nuvens quebradas
23.8 ° C
23.9 °
23.8 °
92 %
2.1kmh
75 %
sáb
27 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também