spot_img
23.3 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Exposição “Um passeio pelas águas do rio, mar e manguezal” colore Cmei Magnólia – Notícias de Vitória-ES

Do parquinho onde brincam, dentro do Centro Municipal de Educação Infantil (Cmei) Magnólia Dias Miranda Cunha, na Ilha das Caieiras, as crianças, todos os dias, veem a baía de Vitória e parte do manguezal da Grande São Pedro, de onde muitas famílias tiram seu sustento, com a tradição das desfiadeiras de siri, da gastronomia local, da pesca.

A partir dessa riqueza ao redor da unidade de ensino, as professoras Márcia Valdetaro Fernandes e Graciete Passos Carneiro, do grupo 2, no turno vespertino, desenvolvem um projeto de sala de aula que propõe “um mergulho” nesse ambiente.

Para desenvolver habilidades e competências através da Educação Ambiental e sustentabilidade de maneira lúdica e prazerosa, aprender a conhecer e identificar os animais que vivem na água e no manguezal, elas envolveram as crianças da turma em atividades, como músicas e dramatizações relacionadas ao tema; confecção de animais do manguezal e que vivem na água; história sequenciada da tartaruga; pintura do caranguejo; aquário de materiais não estruturados; construção de peixinhos utilizando CDs reciclados; vídeos musicais sobre os animais; atividade coletiva da baleia com tampinhas de diferentes tamanhos.

Toda a produção das crianças está reunida e pode ser vista no Cmei por meio da exposição “Um passeio pelas águas do rio, mar e manguezal. Mergulhe nesse ambiente!”.

Famílias encantadas

Ver o trabalho de seus pequenos e ouvir os relatos das vivências no Cmei enche o coração das famílias de alegria e orgulho.

Mãe das gêmeas Helena e Eloá, Lívia Gomes não esconde a felicidade por conhecer o trabalho desenvolvido pela unidade de ensino, tão significativo para a comunidade.

“Nossa comunidade é formada pela pesca e temos um pescador aqui em casa, o avô das crianças, ele sempre fala sobre os animais do mar, sobre nosso manguezal, e as meninas estão crescendo e entendendo o que é, acho bonito elas fazendo a dancinha do caranguejo, ou achando fofo os peixinhos. Sempre que passa na televisão, elas se empolgam e já querem me chamar pra ver os bichinhos do mar na TV. Quando chegamos na creche e vimos o projeto, achei muito legal, e a empolgação delas mostrando as coisas é maravilhoso. Eu e o pai delas ficamos muito orgulhosos”, contou.

Quem também está se surpreendendo com a aprendizagem da filha é Ana Carolina Paes, mãe da Heloísa. “Ela já aprendeu os nomes dos bichinhos que vivem no manguezal ou no mar, sempre na hora da saída ou da entrada da creche, ela vê os animais na parede e fica falando olha mãe os peixinhos, olha o caranguejo. E sempre que a gente passa perto da maré ou do mangue, ela fica apontando o dedo pra ver os bichinhos. Ela já sabe os nomes dos animais que vivem neste lugar”, relatou.

Já na casa de Patrícia Klassner, mãe da Maitê, nunca se falou tanto sobre caranguejo!.”Antes do projeto sobre o manguezal ser apresentado aos pais, a Maitê tinha me contado super empolgada que estava fazendo trabalho sobre o caranguejo. Ela ficou super empolgada com tudo que estava fazendo, aliás ela sempre vai perto do mangue para conhecer seus habitantes. Não só eles, mas os outros que moram no fundo do mar. Ela fica super empolgada tanto na entrada quanto na saída da escola, pois na parede lateral eu mostro e pergunto quais os nomes dos animais que estão lá e ela fala o nome de cada um deles. Me sinto muito orgulhosa, por ela estar a cada dia se desenvolvendo e se interessando em tudo que lhe é passado”, detalhou.

O desenvolvimento do pequeno Yan Lucca em casa está chamando a atenção da mãe, Kettelin Rodrigues. “Percebi que, de uns tempos para cá, o Yan, mesmo eu não entendendo muito, ele canta e dança muito, principalmente a dancinha do caranguejo e eu fico toda besta! Estou adorando o desenvolvimento dele! Amando!”

Valorização do território

A equipe do Cmei Magnólia busca, através do tema manguezal, levar a realidade da comunidade local, que vive da pesca, cata de mariscos e da culinária, para dentro do espaço escolar, dialogando de maneira lúdica e consciente comas crianças, construindo assim hábitos e atitudes para a manutenção e preservação da natureza, os cuidados e o respeito que precisamos ter com o ambiente em que vivemos.

“É muito prazeroso e significativo ver o envolvimento e encantamento durante todo o processo e também com o ‘produto final’ não só da nossa turminha e seus familiares, mas também de todo o Cmei. Eles passam diariamente pela exposição e sempre demonstram um olhar curioso, de investigação com produção de sentidos”, revelou a professora Márcia Valdetaro Fernandes.

“As crianças ficam envolvidas, demonstrando muita alegria em participar das atividades”, destacou a também professora Graciete Passos Carneiro.

“Foi construtivo e enriquecedor. A temática é muito boa, pois as crianças gostam de animais e das músicas relacionadas”, avaliou a pedagoga Anna Caroline Ramalho Santos.

Prefeitura de Vitória ES


Exposição “Um passeio pelas águas do rio, mar e manguezal” colore Cmei Magnólia

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.8 ° C
23.8 °
21.9 °
89 %
1kmh
0 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
29 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também