22.7 C
Vitória
segunda-feira, abril 29, 2024
segunda-feira, 29 abril 2024

Festa da Penha 2022: Romaria dos Homens com segurança, limpeza e organização – Notícias de Vitória-ES

Está chegando a hora de um dos maiores eventos religiosos do País: a Festa da Penha 2022. Um dos momentos mais aguardados pelos fiéis e devotos de Nossa Senhora da Penha é a tradicional Romaria dos Homens, que será realizada no dia 23 de abril, a partir das 19 horas.

A Prefeitura de Vitória trabalha em várias frentes para deixar tudo organizado para os romeiros, de forma a proporcionar um ambiente agradável, seguro e tranquilo para momentos de fé e reflexão.

Roteiro

A saída é da Catedral Metropolitana, às 19 horas, passando por baixo do Viaduto Caramuru, sentido Parque Moscoso, Vila Rubim, rodoviária e Segunda Ponte.

Interdições

A Secretaria Municipal de Transportes, Trânsito e Infraestrutura Urbana (Setran) também fará a interdição de vias para garantir a segurança dos romeiros. A Rua José Marcelino até a Rua Pedro Palácios, no cruzamento das Ruas Professor Baltazar e Treze de Maio, no Centro, estarão totalmente interditadas das 14 horas às 0 hora, neste sábado (23). Além disso, a Praça Dom Luiz Scortegagna (saída da Catedral) e as vias José Marcelino, São Francisco, Caramuru, Cais de São Francisco, Cleto Nunes, Marcos de Azevedo, Duarte Lemos e Nair Azevedo Silva estarão
temporariamente interditadas durante a Romaria dos Homens.

Outros grupos

Equipes da Guarda Municipal também vão dar apoio a grupos de romeiros que virão de outros municípios.

Batedores

A Guarda Municipal vai disponibilizar 62 agentes de Trânsito, da Ronda Ostensiva Municipal (Romu) e de Proteção Comunitária para garantir a segurança da Romaria dos Homens.

Serão 20 agentes de Trânsito, sendo 10 operacionais e 10 batedores, e mais 13 agentes de apoio. Eles vão atuar na Catedral, no Palácio Anchieta, na avenida General Osório e na avenida República.

Grupamento tático da Guarda Civil Municipal de Vitória (GCMV), a Ronda Ostensiva Municipal (Romu) terá nove agentes em atuação, tendo viaturas abrindo a fila.

Por fim, o grupamento de Proteção Comunitária terá seis agentes exclusivos, sendo duas viaturas encerrando a fila, no apoio à imagem de Nossa Senhora da Penha, e mais 14 agentes de apoio.

A Central Integrada de Operações e Monitoramento (Ciom) vai colocar à disposição as câmeras, inclusive com reconhecimento facial, além do Cerco Inteligente e da unidade de vídeo móvel.

Limpeza

A Central de Serviços vai instalar, no trecho entre a Catedral e a região da rodoviária de Vitória, 100 banheiros químicos: 70 para homens (sendo cinco para pessoas com deficiência) e 30 para mulheres (cinco para pessoas com deficiência).

A Central também vai colocar 150 papeleiras ao longo desse trajeto, com o objetivo de evitar o descarte de resíduos e facilitar o trabalho das equipes de limpeza pública após a passagem dos romeiros. Também será feito o reforço na pintura dos meios-fios nas vias por onde passará a romaria.

Após a passagem dos romeiros, a Central de Serviços disponibilizará equipamentos de varrição mecanizada para fazer toda a limpeza do trajeto.

Turista

A Companhia de Desenvolvimento, Turismo e Inovação de Vitória (CDTIV) vai instalar um Centro de Atendimento ao Turista (CAT) na Catedral Metropolitana de Vitória. Uma equipe de Turismo fará atendimentos no local das 17 às 21 horas, com informações e orientações sobre os atrativos turísticos de Vitória, além da distribuição de mapas e fôlderes.

Prefeitura de Vitória ES


Festa da Penha 2022: Romaria dos Homens com segurança, limpeza e organização

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

Vitória
céu limpo
22.7 ° C
22.7 °
20.9 °
92 %
0.9kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também