24.9 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Festa das Canoas: VI Encontro de Grupos Folclóricos e de Danças Típicas acontece neste sábado (09) em Marataízes

A Academia Marataizense de Letras promove, neste sábado (09), o VI Encontro de Grupos Folclóricos e de Danças Típicas, a partir das 15h, na tenda cultural da Praia Central de Marataízes, com entrada gratuita. O evento destaca a rica diversidade cultural do Espírito Santo e é realizado em conjunto com a tradicional Festa das Canoas, que completa 114 anos em 2024.

Entre as atrações, grupos de jongo, capoeira, caxambu, folias de reis, danças flamenca, cigana e alemã se apresentam. Também estão programadas apresentações teatrais, rodas de samba e maculelê. A ocasião conta com homenagem à mestra Maria Laurinda Adão, líder do grupo de caxambu Santa Cruz, em Cachoeiro de Itapemirim, há mais de seis décadas.

O evento, financiado pelo Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura), foi contemplado pelo Edital 04/2022 – Valorização das Culturas Tradicionais, da Secretaria da Cultura (Secult). Além de preservar e promover tradições locais, a programação inclui uma variedade de apresentações de danças e músicas folclóricas, reunindo grupos de diferentes localidades do Estado.

Bárbara Pérez, Michelle Fonseca Nasr e Márcia Peixoto, organizadoras do evento, destacam que o encontro proporciona um diálogo intercultural enriquecedor e convidam a comunidade local e visitantes de outras regiões a aproveitar e se inspirar com as apresentações.

A sexta edição do encontro visa fortalecer o senso de comunidade e a identidade cultural, contribuindo para a valorização e continuidade das tradições populares do Espírito Santo, integrando-se com as comunidades religiosa e pesqueira de Marataízes.

 

Vitória
céu limpo
24.9 ° C
25.9 °
24.9 °
87 %
3.6kmh
0 %
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °
sex
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também