A Findes/Ideies realiza nesta terça-feira (28), às 9h30, o lançamento da Rota Estratégica para o setor de Petróleo e Gás. Trata-se de um estudo direcionador com os caminhos a serem percorridos para garantir o desenvolvimento do setor. O estudo faz parte do Plano de Desenvolvimento Estratégico da Indústria do Espírito Santo 2035.

A cerimônia on-line contará com a participação do secretário de P&G do Ministério de Minas e Energia, José Mauro Ferreira, que falará sobre o tema ‘Perspectivas e desafios do setor de petróleo e gás’.

A produção do material contou com a contribuição de 75 especialistas do setor empresarial, governo e academia. Nela, os participantes construíram uma visão de futuro, contemplando os segmentos de Petróleo, Gás Natural e Fornecedores, bem como levantaram barreiras, elencaram fatores críticos de sucesso e propuseram ações de curto, médio e longo prazo.

Entre os destaques apresentados na publicação estão as tendências e tecnologias-chaves que podem contribuir para alavancar o desenvolvimento e a competitividade do setor. A indústria 4.0, por exemplo, aparece como ponto chave para ampliar o desenvolvimento de soluções voltadas ao modelo de produção industrial inteligente, ou seja, autônomo, integrado, flexível e altamente eficiente. Nesse novo modelo, além de trabalhar de maneira automatizada, máquinas, equipamentos, insumos e produtos terão a capacidade de se comunicar entre si, tornando o processo mais ágil, independente e seguro.

As minirrefinarias construídas com capacidade de refinar até 20.000 barris por dia, também foram colocadas como tendência no estudo. Segundo a rota, elas são vantajosas em razão da flexibilidade para atender à demanda, do melhor controle ambiental e operacional e da exigência de pequenos espaços para construção.

Além destas, também foram citadas tendências como: descomissionamento de plataformas  e de poços em terra, big data e analytics, entre outros.

Participe do lançamento!

Coletiva de Imprensa

Após o lançamento da Rota, a Findes/ideies realizará uma coletiva de imprensa sobre o assunto. Será às 11h, em formato virtual.

Acesse a sala de imprensa!

Por Cinthia Pimentel