22.9 C
Vitória
sexta-feira, maio 3, 2024
sexta-feira, 3 maio 2024

Gracimeri Gaviorno: Segurança e educação para uma vida mais justa

Ao longo de sua carreira Gracimeri Gaviorno sempre defendeu a importância do diálogo e da educação para o desenvolvimento de uma sociedade mais inclusiva. Como Delegada da Polícia Civil e Professora participou da implantação de diversos projetos para o enfrentamento da violência e inclusão de Jovens.

Participou da criação do sistema de inteligência da Segurança Pública, implantou o Disque-Denúncia, criou o Programa Homem que é Homem, coordenou o Programa Ocupação Social para inclusão de Jovens em temas como educação cultura, trabalho e renda e implantou projetos para melhoria no diálogo entre as Polícias e as comunidades.

Segurança

A delegada ressalta a necessidade de termos cidades mais seguras para o crescimento dos negócios, implantação de novos empreendimentos e consequentemente a geração de empregos e de impostos que devem ser revertidos como investimento do Estado em políticas públicas.

“Cuidar da segurança é cuidar também dos pequenos e médios negócios, pois são eles os responsáveis por gerar grande parte das oportunidades de trabalho em nosso Estado e também no país. Sem emprego não há prosperidade e nem dignidade”, reforça.

 Educação para todos

Para ela, a mudança começa com a educação. Dentro das casas, onde a criação e o diálogo entre pais, filhos e outros familiares levem a conscientização de que homens e mulheres são iguais e tem os mesmos direitos. E nas escolas, com os cursos técnicos, para dar oportunidade aos jovens de terem uma formação e ocuparem as vagas no mercado de trabalho.

“Nós precisamos desenvolver e voltar a dar esse caminho para o jovem. Fui aluna do Ifes, na minha época era Escola Técnica, e do Colégio Estadual e sei o quanto a formação técnica influenciou positivamente na minha profissão. A educação precisa ser atrativa para os jovens e unida ainda à cultura, esporte e lazer. Dessa forma, teremos uma base que, comprovadamente, consegue reduzir a violência dentro e fora dos lares”, afirma.

Dignidade

Gracimeri vê na educação o caminho mais curto para a redução das desigualdades e da violência, de modo geral, e em particular, contra a mulher. “A oportunidade de adquirir conhecimento e formação profissional assegura às pessoas a sua independência financeira, possibilitando que cada um seja dono do seu nariz e consiga traçar os seus objetivos de vida”, enfatiza.

Essa independência, na visão da delegada, possibilita ainda que as mulheres tenham a condição de se desvencilhar de uma relação nociva quando elas se apresentam. “Ser dependente financeiramente de uma outra pessoa, acaba por fazer com que muitas mulheres se mantenham em um relacionamento abusivo. E isso resulta em diversos casos de violência doméstica que poderiam ser evitados”, diz.

Ela lembra também que a conquista da independência financeira é muito boa para os jovens, que com uma formação de nível técnico ou de nível superior, têm melhores condições e chances de ingressarem no mercado de trabalho. “Emprego gera renda e renda melhora a condição do cidadão, reduzindo de forma significativa a desigualdade social’’, afirma Gracimeri.

Sua história

E foi na adolescência, que a estudante Gracimeri Vieira Soeiro de Castro Gaviorno, iniciou sua trajetória. No Colégio Estadual do Espírito Santo, conheceu o Movimento Estudantil, e participou da reabertura do Grêmio (1987) fechado há décadas. Também participou da abertura dos grêmios estudantis do Instituto de Educação Professor Fernando Duarte Rabelo, da Escola Afonso Schwab (Cariacica) e da Escola Técnica Federal do Espírito Santo (hoje Ifes), sempre engajando os estudantes nas discussões relativas aos problemas sociais, entre eles segurança pública e melhorias na educação.

Com sua formação, atuou como professora, pesquisadora e após aprovação em concurso, tornou-se delegada com uma sólida atuação em defesa do cidadão capixaba e sendo exemplo com seus projetos para outros estados. Aliás, o programa “Homem que é Homem”, destinado ao enfrentamento da Violência contra a Mulher, uma das iniciativas que levou o Brasil a receber o prêmio GOVERNATE 2016, promovido pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento e ser destaque na imprensa internacional.

E é dela o projeto de implantação do Disque Denúncia em nosso estado, no ano de 2001. “Há mais de 20 anos era impensável você ter um sistema e denunciar anonimamente os crimes, ajudando a polícia e combatendo a criminalidade. Somente na primeira década de implantação, o Disque-Denúncia permitiu mais de 5 mil prisões a partir dessas denúncias. Um projeto que une até hoje tecnologia, inteligência e gente”.

Ao longo de sua carreira trabalhou em diversas delegacias e foi Delegada Chefe da Polícia Civil do Espírito Santo entre 2015 e 2016. Subsecretária de Integração Institucional da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Defesa Social do Espírito Santo entre 2016-2018.

Nomeada Subsecretária de Cidadania e Inclusão Social na Secretaria de Direitos Humanos do Espírito Santo em março de 2018, coordenou um dos programas estruturantes do governo do Estado voltado para a inclusão de jovens e diminuição a violência.

Em 2020, aceitou o convite para ser candidata a prefeita pelo município de Serra. A experiência nas urnas, onde teve uma significativa votação, apontou que esse era o melhor caminho a seguir na defesa da segurança e da educação.

Foi Nomeada como Secretária de Políticas Públicas para as Mulheres e respondeu também pela Secretaria de Direitos Humanos e Cidadania do Município da Serra, ambas no período de janeiro de 2021 a janeiro de 2022.

Agora segue firme no projeto de representar e apresentar projetos de lei em favor dos capixabas na Assembleia Legislativa do Espírito Santo.

“Acredito em uma nova política para o nosso estado e com uma segurança e educação qualificada que realmente funcionem. É garantir que todas as pessoas possam andar de forma tranquila pelas ruas, irem à igreja, ao mercado, a escola, ao trabalho e se divertirem sem medo”, conclui.

Lançamento

Filiada ao Partido Republicanos, a delegada lança oficialmente sua pré- candidatura a Deputada Estadual, no próximo dia 4 de julho, às 19 horas. O evento acontecerá na Associação Comunitária do Bairro Manoela Plaza, onde reside.

Já estão confirmadas as presenças de lideranças políticas, como o presidente do partido Roberto Ribeiro Carneiro, do pré-candidato a Governador, Erick Musso.

“É mais um passo dessa caminhada rumo a Assembleia e a mais essa missão que assumo com orgulho e de peito aberto para levar mais segurança e educação para todos nós. Afinal é de gente que a gente precisa cuidar”, finaliza.

Vitória
céu limpo
22.9 ° C
22.9 °
22.9 °
88 %
1.5kmh
0 %
sex
31 °
sáb
29 °
dom
27 °
seg
27 °
ter
28 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também