21.6 C
Vitória
sábado, abril 27, 2024
sábado, 27 abril 2024

Homem invade altar de igreja durante culto, pega bandeira de Israel e ameaça matar pastor e fiéis no ES

Um homem de 29 anos, convidado a assistir um culto em uma igreja, foi preso depois de invadir o altar, pegar uma bandeira de Israel que estava no local e ameaçar matar o pastor e fiéis que estavam no templo evangélico na noite deste domingo (15) em Nova Itaparica, Vila Velha, na Grande Vitória.

Segundo testemunhas, o suspeito, identificado como Guilherme Gabriel Martins, ainda quebrou alguns objetos que estavam no altar e acabou detido por membros da igreja que acionaram a Guarda Municipal.

“O suspeito pegou uma bandeira de Israel e, em seguida, foi em direção do pastor para agredi-lo. O suspeito gritava para o pastor permanecer no altar e ainda ameaçou a todos de morte e a todo momento dizia que ninguém iria retirá-lo do local. Quando os agentes chegaram, o rapaz já tinha sido contido pelos obreiros da igreja”, informou a Guarda Municipal.

Altar de igreja em Vila Velha foi invadido por homem de 29 anos, que acabou preso — Foto: Reprodução/TV Gazeta

O pastor da igreja invadida, Reginaldo Loureiro, contou em entrevista à TV Gazeta na manhã desta segunda-feira (16) que cerca de 300 pessoas estavam no local quando o homem subiu no altar no momento que todos oravam de joelhos.

“A igreja estava de joelhos, inclusive eu no altar orando e, de repente, esse indivíduo foi até o altar. Nós tínhamos uma bandeira de Israel em cima do altar. Ele pegou a bandeira de Israel e começou a gritar que Deus matasse todo mundo na igreja. Não sei se ele estava sob efeito de drogas ou se é uma intolerância religiosa. Com certeza ele tem que pagar por isso”, contou o pastor.

Após a confusão e a prisão de Guilherme, o culto ainda continuou. O membro da igreja que convidou Guilherme para assistir à celebração disse que ele é um conhecido dele e não imaginava que o homem poderia fazer o que fez.

“Demos continuidade no culto, mas não foi o mesmo. Temos senhoras, crianças, pais que trazem seus filhos menores. A gente não imagina isso na casa de Deus. Aqui é o lugar que a gente vem buscar a presença de Deus, abençoar pessoas e não para fazer o mal”, disse o pastor.

O pastor Reginaldo Loureiro disse que após o episódio todos estão muito assustados e em alerta.

“Muito assustados. Com certeza é alto que a gente não espera. Mas a gente está vivendo um tempo de intolerância tão grande nesse mundo afora e então é sinal pra gente se preparar. A partir de hoje, a gente deve se preparar melhor ainda e tomar mais cuidado porque a intolerância está muito grande e isso tem feito muito mal pra sociedade, pra todos nós”, disse o pastor.

Após a prisão na igreja, Guilherme Gabriel Martins foi levado por guardas municipais para a Delegacia Regional de Vila Velha, onde foi autuado em flagrante por ameaça, injúria e intolerância religiosa e encaminhado ao Centro de Triagem de Viana (CTV).

Liberado após audiência de custódia e proibido de entrar na igreja

Guilherme Gabriel Martins, de 29 anos, foi preso após invadir altar de igreja e ameaçar pastor e fiéis no ES — Foto: Reprodução/TV Gazeta

Guilherme Gabriel Martins passou por audiência de custódia nesta segunda-feira (16) e foi liberado sem pagamento de fiança pela juíza Raquel de Almeida Valinho, que concedeu a ele a liberdade provisória.

A magistrada também encaminhou Guilherme para avaliação psiquiátrica e o proibiu de frequentar a igreja invadida. Também foi determinado que ele cumpra outras medidas cautelares:

  • Proibição de sair da Grande Vitória sem prévia autorização do Juiz natural da causa;
  • Comparecimento a todos os atos do processo, devendo manter endereço atualizado;
  • Proibição de frequentar bares, boates, prostíbulos e assemelhados;
  • Comparecer em até 5 dias úteis a contar desta data ao juízo ao qual o presente APF será distribuído, com cópia de comprovante de residência, RG, CPF, CTPS e título de eleitor;
  • Proibição de manter qualquer tipo de contato com a vítima, inclusive por meios eletrônicos.

O g1 não havia obtido contato de Guilherme ou de sua defesa até a publicação desta reportagem.

Vitória
nublado
21.6 ° C
21.6 °
21.6 °
97 %
1.3kmh
85 %
sáb
27 °
dom
29 °
seg
29 °
ter
29 °
qua
30 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também