spot_img
23.3 C
Vitória
domingo, maio 19, 2024
domingo, 19 maio 2024

Império de Fátima explodiu no Sambão do Povo mirando uma vaga no Grupo Especial – Notícias de Vitória-ES

O que não faltou no desfile da Império de Fátima, segunda agremiação do Grupo A a colorir o Sambão do Povo na noite desta sexta-feira (10), foi explosão… de alegria, de cor, de vibração e de muita fé em busca da vaga no Grupo Especial do Carnaval de Vitória.

Com o enredo “Não dá mais para segurar, explode coração!”, elaborado por uma comissão de carnaval formada por Júlio Cerqueira, Re Oliveira, Sérgio Anderson, Edmundo Aylor e Amanda Malta, o Tigre da Serra passou bonito pela passarela do samba.

Estreando na avenida, o cabeleireiro Marcos Olicam, 30 anos, chegou logo como integrante da comissão de frente. De tanto ir aos ensaios da escola, acabou se apaixonando também pela escola e aceitou o desafio de interpretar o Arlequim.

“Ensaiamos desde outubro, foi muito trabalho. É muita coisa agora, nesse momento, que estou sentindo, não sei nem administrar. Tem o medo sim, mas muita alegria, uma euforia que nunca senti na vida, é surreal isso daqui”, contou.

Com mais experiência de avenida, desfilando desde 2019, a esteticista Katrina Persi, 36 anos, integrou o carro de som da escola, como intérprete de apoio. “Primeiramente, estar aqui é manter viva a memória de tia Ciata, foi no quintal dela que nasceu o samba. Estamos aqui por isso. E somos representantes das mulheres, a gente faz parte de um todo, que é a nossa escola. Eu sou mãe, tenho três filhos e vivo o ano inteiro me preparando e sonhando em estar aqui nesse dia”, destacou ela, que estava vestida de mulher bomba.

Carnaval festa do povo

Mais carnavalesca impossível, a comissão de frente reuniu personagens que são símbolo do carnaval, como o Pierrot, a Colombina, o Arlequim, além de Carmen Miranda, Zé Pereira, Rei Momo e piratas.

O coreógrafo Anderson Alves explorou as figuras clássicas da Commedia Dell’Arte, destacando o sentido do brincar com fantasias bem carnavalizadas. Além de apresentar a escola, os componentes levaram para a avenida uma mensagem de amor, bondade, igualdade, paz, fé e alegria, encenando uma história de amor entre amigos, pelas escolas de samba, além do prazer de brincar o carnaval mais uma vez.

Defendendo o pavilhão da escola, o casal de mestre-sala e porta-bandeira Wenderson Ricardo e Pricylla Pirola estava vestido de “O fruto da árvore proibida”, em fantasias com muito brilho e pedrarias. Seus guardiões representavam Adão e Eva.

A tradicionalíssima ala das baianas trazia a primeira explosão da escola: “Explosão Mãe”, da qual se fez a luz, a cor, o ritmo e tudo mais, incluindo o carnaval, que vem já na segunda ala, à frente da primeira alegoria. O abre-alas, “Carnaval: Explosão de alegria e cores”, trás um dos símbolos máximos da folia, o Rei Momo, apresentando o símbolo da escola, o Tigre. O coração pulsante, também presente no carro alegórico, representava a vida.

O desfile dos brincantes continuou com as alas “Pierrô apaixonado”, “Arlequim malandro” e “Cuidado lá vem o Zé Pereira”. O cortejo trazia o casal real Sindy Lopes, rainha de bateria, e André Thomaz, rei de bateria. Ela vestida em referência à cobiçada taça de campeã do futebol. Inspirados em sua majestade, os ritmistas passaram pela avenida em busca do gol de placa, ou seja, as notas 10. Já a fantasia dele retratava a alegria do futebol e a esperança do hexa na próxima Copa do Mundo.

Com uma fantasia leve e divertida, os ritmistas da Swing do Tigre, comandados por mestre Junior Caprichosos, puderam brincar ao longo do desfile, mantendo a cadência do samba e fazendo bonito nas bossas ousadas apresentadas ao público e aos julgadores.

Fechando o primeiro setor, a ala de passistas resgatava os antigos bailes de carnaval, buscamos nas figuras populares e referências dos bailes, os Piratas e Carmem Miranda com sua alegria, figurino e dança peculiar.

O caos total, explosão de maldade

Em contraste com o primeiro setor da escola, o segundo veio trazendo explosões de maldade, tristeza, guerra, símbolos de falta de amor.

A primeira ala do setor, “A Fome”, impactou logo ao entrar na avenida. Vinha seguida de “A Ganância”. Nayarah Carraroh encarnou o cavaleiro do apocalipse, à frente da ala “A Destruição”.

A segunda alegoria, batizada de “O caos total, explosão de maldade”, apresentava um mar de lama que devasta corações, levando vidas, cidades, áreas de preservação e terras indígenas, derramando sangue através de todo tipo de violência.

Fé, Ciência, Explosão de Humanidade

E como superar a explosão de maldade? A Império de Fátima respondeu: explosão de humanidade. O terceiro setor da escola reafirmou a fé no melhor das pessoas para transformar e esperançar o mundo.

Marcando mais um contraste na passagem da agremiação, após o carro alegórico, a ala “União” resgatou a leveza do desfile. Segundo casal de mestre-sala e porta-bandeira, Clésio Junior e Elane Trindade representaram a diversidade cultural.

Ainda passaram pela avenida “Diversidade”, “Amor”, e “Paz”, trazendo a última alegoria da escola, “Explosão da nova vida: a fé, solução para um mundo melhor”. Com anjos anunciando o clamor a Nossa Senhora de Fátima, vestindo o colorido das flores e a alegria da vida, o destaque principal era Pai Efraim de Oxalá, representando as religiões de matrizes africanas e o sincretismo religioso, sempre tão presentes no carnaval.

Prefeitura de Vitória ES


Império de Fátima explodiu no Sambão do Povo mirando uma vaga no Grupo Especial

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
23.3 ° C
23.3 °
21.9 °
93 %
1kmh
0 %
dom
29 °
seg
27 °
ter
26 °
qua
26 °
qui
24 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também