spot_img
22.7 C
Vitória
segunda-feira, maio 20, 2024
segunda-feira, 20 maio 2024

Iniciada campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher – Notícias de Vitória-ES

A Secretaria de Cidadania, Direitos Humanos e Trabalho (Semcid) deu início, nesta segunda-feira (21), aos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra as Mulheres, uma campanha realizada, todos os anos, simultaneamente em mais de 100 países. Em Vitória, a primeira ação foi de sensibilização, orientação e mobilização dos servidores da própria Casa do Cidadão, por meio de uma palestra conduzida pela gerente de Direitos Humanos, Renata Segovia.

“A violência contra a mulher acontece dentro das casas e apartamentos e muitas vezes é silenciada. No entanto, esse tipo de violência afeta a mulher, os filhos, toda a família, inclusive os homens, e afeta toda a sociedade. A campanha tem o objetivo mobilizar todas as pessoas, orientando sobre como acolher as mulheres vítimas dessa violência, como procurar ajuda e denunciar”, disse Renata.

 A ação foi encerrada em torno de uma mesa de café da manhã. Até o dia 10 de dezembro, serão realizados vários eventos voltados para este tema, para envolver os moradores de toda a cidade.. Veja a programação desta semana logo abaixo.

Criados em 1991, os 16 Dias de Ativismo começam, em todo o mundo, celebrando o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, em 25 de novembro. No Brasil, a campanha encampou ainda o Dia Nacional de Mobilização dos Homens pelo Fim da Violência contra as Mulheres, também conhecido como o Dia do Laço Branco, em 6 de dezembro. E em todos os países, os 16 Dias são encerrados no dia 10 de dezembro, Dia Internacional dos Direitos Humanos.

Em Vitória, a mobilização de mulheres e homens de todas as faixas etárias está mais extensa e contará com intervenções urbanas, abordagens educativas, atendimentos às mulheres em serviços da rede de proteção, como o Cramsv e o Programa Vitória Acolhe, feiras de artesanatos e apresentações culturais e um mutirão de serviços, reunindo Procon, Sine, Qualificação do Trabalhador e muitos mais.

Próximas ações

* Seminário Justiça e Direitos das Mulheres

Voltado para profissionais da área jurídica, da assistência social e outras envolvidas na temática, assim como estudantes universitários. a juíza titular da 1ª Vara Especializada em Violência Doméstica e Familiar contra a Mulher, Brunella Faustini, vai conduzir a palestra que dá nome ao evento e a delegada de Polícia Natália Tenório fará a palestra Palestra “Perspectiva do atendimento especializado à Mulher em situação de Violência”. A coordenadora do Cramsv, Fernanda da Silva Vieira, será a mediadora, correlacionando as falas com “Práticas Positivas no Atendimento Referenciado”.

O seminário será realizado nesta terça-feira (22), das 18h às 21h, no auditório da Casa do Cidadão (Avenida Maruípe, 2544, em Itararé)
Inscrições por meio do link: https://docs.google.com/forms/d/13HX15xuRNZaMPYNr49Rhx8ViZdzh2fdEdgwlWIwnEAQ/edit
Entrada gratuita.

* Intervenção “Meta a Colher”

No Dia Internacional pela Eliminação da Violência contra as Mulheres, uma deliciosa interveção urbana vai chamar a atenção do público. Servidores da Semcid e integrantes de coletivos de mulheres vão fazer abordagens educativas, com materiais informativos sobre as diferentes formas de violência doméstica e de gênero; a Lei Maria da Penha; o feminicídio e a rede de serviços de proteção à mulher disponível em Vitória.

O diferencial da intervenção é a distribuição de uma sobremesa acompanhada de uma colher, em alusão ao ditado popular: “Em briga de marido e mulher, ninguém mete a colher”. “Precisamos desconstruir esse padrão comportamental. Sabendo “meter a colher”, ou seja, sabendo acolher a mulher, orientá-la para os serviços especializados disponíveis e denunciando os abusos, estaremos salvando vidas e ajudando às famílias vítimas dessa violência”, explica Renata.

A intervenção será realizada no dia 25, às 12h, em frente à Assembleia Legislativa

* Encontro com a Escritora Flávia Gaze Bonfim

Autora do livro “Tornar-se Homem”, Flavia Bonfim vem a Vitória conduzir a mesa expositiva “Qual o lugar do homem nas políticas de redução da violência contra às mulheres?”. Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF), mestre em Psicanálise pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), ela atua como psicóloga e psicanalista na clínica (crianças, adolescentes, adultos e idosos), em reabilitação física e intelectual e em saúde mental, além de ser professora.

O encontro será dia 25, às 15h, no Auditório do IC 2, no Centro de Ciência Humanas e Naturais da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes).

Prefeitura de Vitória ES


Iniciada campanha dos 16 Dias de Ativismo pelo Fim da Violência Contra a Mulher

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu pouco nublado
22.1 ° C
22.1 °
21.9 °
96 %
1kmh
20 %
seg
28 °
ter
27 °
qua
26 °
qui
27 °
sex
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também