26.6 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Nova parceria entre Governo e setor produtivo capixaba promete impulsionar desenvolvimento econômico do estado

O governador Renato Casagrande anuncia o início da construção do Plano de Desenvolvimento de longo prazo “ES 500 Anos”, com o objetivo de estabelecer uma visão estratégica, consistente e sustentável para o Espírito Santo até 2035. O projeto busca a colaboração do setor produtivo, governos estadual e municipais, demais Poderes Públicos, federações, academia, terceiro setor, sociedade civil organizada e organizações representativas. Temas como Mudanças Climáticas e Transição Energética foram abordados durante o evento de lançamento, sediado no Palácio Anchieta, em Vitória.

O diretor-presidente de ES em Ação, Nailson Dalla Bernadina, afirmou que a elaboração do plano é uma oportunidade de inclusão de temas modernos, alinhados à agenda ESG, de inovação e utilização das potencialidades do Estado. Além disso, elogiou o histórico de planos estratégicos que contribuíram para aumentar a competitividade do Espírito Santo, inclusive na área ambiental. Colaboradores e cidadãos serão envolvidos nas diretrizes estratégicas para elevar o nível de investimentos e gerar maior prosperidade para a sociedade capixaba.

Por sua vez, o secretário de Estado de Economia e Planejamento, Álvaro Duboc, ressaltou a evolução do Espírito Santo, que deixou de ser um Estado desorganizado para se tornar uma referência nacional, especialmente na responsabilidade fiscal e estabilidade institucional e nos avanços sociais. Duboc pediu a mobilização de instituições e cidadãos para reflexões sobre o futuro, em busca de contribuições para um Estado desenvolvido, próspero e sustentável.

O evento apresentou ainda os pilares, a metodologia, a governança e o cronograma prévio do Plano “ES 500 anos”, já disponíveis no site http://www.es500anos.com.br. O diretor-presidente do Instituto Jones dos Santos Neves (IJSN), Pablo Lira, demonstrou otimismo com a construção do plano, que possibilitará estabelecer os caminhos futuros do Espírito Santo de forma conectada com a sustentabilidade e as tecnologias do mundo 4.0.

Em relação às Mudanças Climáticas, o secretário de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Felipe Rigoni, projeta que até 2050 as emissões de carbono sejam neutralizadas no Espírito Santo. O Plano Estadual de Descarbonização e Neutralização de Gases de Efeito Estufa traça estratégias para minimizar as emissões e é aberto a consulta pública no site: http://www.planodescarbonizacao.es.gov.br. Além disso, o governador assinou o decreto que cria o Programa Capixaba de Carbono e Soluções Baseadas na Natureza, que visa atrair investimentos para o Espírito Santo no setor de redução, remoção e captura de GEE atuando integrado com outros programas, projetos, planos e ações do governo.

A subsecretária de Estado de Planejamento e Projetos, Andressa Pavão, disse que todas as informações do Plano ES 500 Anos estarão disponíveis no site oficial. Finalmente, informações à Imprensa poderão ser obtidas junto à Assessoria de Comunicação do Governo e demais assessorias de comunicação dos programas citados.

Fonte: Governo ES

Vitória
céu limpo
26.6 ° C
28.8 °
26.6 °
75 %
1.8kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também