30.5 C
Vitória
domingo, abril 28, 2024
domingo, 28 abril 2024

Nova Venécia leva experiência em Educação Especial para Seminário do MPES – Notícias de Nova Venécia

A Prefeitura de Nova Venécia,  por meio da Secretaria Municipal de Educação (SEME), na quinta-feira (13), esteve representada no Seminário Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva, a convite do Ministério Público Estadual. O evento aconteceu no auditório do Complexo Administrativo da Procuradoria Geral de Justiça (PGJ), em Vitória-ES. O público-alvo do seminário foram os membros e servidores do Ministério Público, profissionais da educação, coordenadores e técnicos da Educação Especial de todo o Estado, dirigentes municipais, estudantes universitários e demais interessados.

O seminário, de iniciativa do Ministério Público Estadual, em parceria com o Centro de Estudos e Aperfeiçoamento Funcional – CEAF – e com o Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (CAOPE), teve como objetivo sensibilizar a rede de proteção, os profissionais de educação, membros e integrantes do Ministério Público, através do debate qualificado sobre o direito à educação inclusiva, a conduzir os casos que envolvem os serviços de apoio necessários ao público-alvo da educação especial.

Na oportunidade, a secretária Municipal de Educação discorreu sobre a temática “Educação Inclusiva na perspectiva da LBI – Desafios da Escola”, tendo como mediadora da mesa a professora do Departamento de Linguagens, Cultura e Educação do Centro de Educação da UFES.

Segundo a secretária Municipal de Educação, a participação no evento mostra os avanços no trabalho desenvolvido pelos profissionais da educação do município de Nova Venécia. “Dividimos com os demais participantes como  aconteceu a elaboração das Diretrizes Operacionais da Educação Especial e sua implementação a muitas mãos, garantindo os princípios da inclusão, assegurando os direitos deste  público-alvo, a fim de analisar e intervir na trajetória acadêmica do educando, construída no ambiente escolar”, afirmou a gestora.

Temas como “Deficiência e Capacitismo” e “Estudo de caso concreto em curso nas Promotorias de Justiça” foram discutidos em outras mesas das quais a Secretária Municipal de Educação de Nova Venécia também participou como debatedora, com a mediação dos Promotores e assessores Pedagógicos do CAOPE.

Secretária Municipal de Educação de Nova Venécia apresentando as Diretrizes Operacionais da Educação Especial durante o Seminário

A coordenadora da Educação Especial da Seme, a procuradora Drª Maria Cristina Pimentel, dirigente do Centro de Apoio Operacional de Implementação das Políticas de Educação (Caope) e a secretária Municipal de Educação de Nova Venécia durante o Seminário

ASCOM / PMNV

Fonte: Prefeitura Municipal de Nova Venécia.

Nova Venécia leva experiência em Educação Especial para Seminário do MPES

Vitória
céu limpo
30.5 ° C
30.9 °
28.8 °
62 %
2.6kmh
0 %
dom
30 °
seg
28 °
ter
28 °
qua
28 °
qui
31 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também