spot_img
30.9 C
Vitória
domingo, maio 12, 2024
domingo, 12 maio 2024

Oficina de sanduíche para falar de forma lúdica e saudável sobre direitos – Notícias de Vitória-ES

Os adolescentes que participam do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) – Projovem do Centro de Referência de Assistência Scial (Cras) Jucutuquara participaram, na tarde da segunda-feira (18), de uma oficina de produção de Sanduíche Natural que abordou os benefícios dos alimentos. A oficina foi realizada na Unidade de Inclusão Produtiva (UIP) e foi a forma mais prática encontrada pela equipe para falar aos adolescentes sobre o direito básico à alimentação assegurado no Estatuto da Criança e do Adolescente (Ecriad).

A oficina tornou o momento de aprendizado em horas de descontração e mais interação entre os adolescentes e a equipe técnica. Para o adolescente Fabrício de Oliveira Santos, de 15 anos, a oficina ajudou-o a aprender coisas sobre alimentação saudável que não sabia. “No dia a dia, não como algumas coisas, mas comi aqui e não foi ruim”, disse.

Há quase um ano frequentando as atividades promovidas no Projovem Jucutuquara, a adolescente Laís Porto, de 14 anos, disse que o tempo que vem passando no Projovem tem ajudando muito no seu desenvolvimento e, essa oficina sobre alimentação, também. “Não tenho hábito de comer essas coisas (verduras e legumes). Mas, ouvindo-a senti vontade de experimentar outros alimentos (referindo-se ao tomate e cenoura)”, contou ela.

Laís disse que tem acesso a esses alimentos, mas admitiu que não são sua opção no dia a dia. “Hoje, aprendi os benefícios do tomate. O que mais me chamou atenção, e que eu não sabia, é que o fruto ajuda a melhorar a visão”, comentou ela.

A assessora técnica do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos do Cras Jucutuquara, Priscilla Espíndula, disse que a oficina faz parte do eixo “Participação Cidadã” no qual é abordado o direito humano à alimentação adequada previsto no Ecriad, e que também é um Direito Humano básico. “A oficina é uma forma de se trabalhar com os jovens o acesso à alimentação saudável, e sobre os direitos das crianças e adolescentes quanto à segurança alimentar”, falou Priscilla.

A assessora disse, ainda, que o sucesso da oficina se deu graças ao esforço e união planejada em conjunto com a Educadora Social, Daniella Machado, a cozinheira, Roseli de Paula e a UIP, sob a orientação da coordenação do Banco de Alimentos.

Para a coordenadora do Banco de Alimentos, Roberta Rhein, garantir o direito à alimentação aos adolescentes, ensinando a importância de uma alimentação saudável e mostrando os benefícios dos macros (carboidratos, proteínas e gorduras) e dos micronutrientes (vitaminas e minerais) é fundamental. “Eles precisam crescer tendo a consciência de que todo alimento é permitido desde que não seja consumido em excesso e, evitando açúcares e frituras”, explicou ela.

A secretária de Assistência Social em exercício, Carla Scardua, complementou que abordar a temática junto a esse público de crianças e adolescentes é essencial para a efetivação do direito fundamental à alimentação de qualidade. “Apresentar de forma lúdica esse direito faz com que as crianças e os adolescentes possam vivenciar uma experiência única tendo boas lembranças sobre o tema”, reforçou Carla. 

Prefeitura de Vitória ES


Oficina de sanduíche para falar de forma lúdica e saudável sobre direitos

Foto Destacada na Matéria sobre “Prefeitura Municipal de Vitória”

publicidadespot_img
Vitória
céu limpo
30.9 ° C
31 °
30.9 °
58 %
2.6kmh
0 %
dom
31 °
seg
32 °
ter
29 °
qua
27 °
qui
26 °

Siga nossas redes

2,177FansLike
3,912FollowersFollow
14,300SubscribersSubscribe

Confira Também